Morreu aos 70 anos, nesta terça-feira, 3, o frei franciscano Sérgio Antônio Görgen, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ex-deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O falecimento ocorreu no Rio Grande do Sul. A causa da morte não foi divulgada.
Com trajetória ligada à Igreja Católica e aos movimentos sociais, Frei Sérgio teve papel relevante na organização do MST a partir da década de 1980, período marcado pela redemocratização do país e pelo fortalecimento das lutas por reforma agrária. Também atuou no parlamento gaúcho, levando pautas relacionadas à agricultura familiar, direitos sociais e justiça no campo.
A morte do religioso repercutiu entre lideranças políticas e integrantes de movimentos sociais. Em publicação nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda e destacou a relação pessoal que mantinha com Frei Sérgio.
“Estou muito triste com a partida de meu grande amigo, Frei Sérgio Antônio Görgen, que faleceu aos seus 70 anos”, escreveu Lula. O presidente afirmou ainda que a presença do religioso foi importante durante o período em que esteve preso em Curitiba. “A fé e as sábias palavras de Frei Sérgio durante suas visitas me ajudaram a atravessar com força e esperança os momentos difíceis da prisão injusta a que fui submetido”, declarou.
Na mensagem, Lula também ressaltou a atuação de Frei Sérgio junto aos trabalhadores do campo.
“Ele carregava consigo uma história de vida exemplar, de luta e de sacrifícios pessoais – incluindo greves de fome – para garantir os direitos daqueles que vivem da agricultura familiar”, afirmou.
O presidente encerrou a homenagem destacando a dimensão religiosa e social da atuação do frei.
“Frei Sérgio dedicou sua vida a cumprir o ensinamento de Cristo: ‘Dai de comer a quem tem fome’. Lutou pela alimentação do corpo e da alma. E deixa esta vida com sua missão cumprida”, escreveu.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre velório e sepultamento.
Com Informações da Veja
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






