A 15ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos será realizada em Manaus de quarta-feira a sábado, de 26 a 29 de novembro de 2025, no Cine Teatro Guarany, Avenida 7 de Setembro, Centro. O evento terá entrada gratuita e reúne filmes e debates sobre emergência climática, justiça ambiental e modos de vida de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
O tema deste ano é “Direitos humanos e emergência climática: rumo a um futuro sustentável”. A programação apresenta 21 filmes que abordam território, memória, ancestralidade e preservação ambiental, distribuídos em quatro sessões temáticas: Terra/Nêgo Bispo, Águas/Antônia Melo, Floresta/Raoni e sessão infantil.
O filme de abertura em todas as capitais participantes será “Yög Ātak: Meu Pai, Kaiowá” (2025), que narra a busca da cineasta Sueli Maxakali por seu pai, separado da família durante a ditadura militar. O longa recebeu prêmios em festivais como Brasília, Cachoeira Doc e Mostra Ecofalante.
Entre os destaques da Mostra estão “Curupira e a Máquina do Destino” (2025), que conecta mitos e história da Amazônia, “Pau D’Arco” (2025), sobre conflitos no Pará, “SUKANDE KASÁKÁ | Terra Doente” (2025), sobre contaminação em terras indígenas, e “Amazônia sem Garimpo” (2022), animação sobre mineração ilegal.
Todas as exibições terão janela de Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE). Após as sessões, serão realizados debates com acessibilidade em Libras.
Oficina de cinema e direitos humanos
Antes da mostra, foram realizadas oficinas nos dias 8 e 15 de novembro, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam). A formação, com nove horas-aula, abordou cinema, educação e direitos humanos, incentivando alunos a usar o audiovisual para preservação de saberes, culturas tradicionais e relação com o território.
Programação prática
-
Quarta-feira, 26/11: Sessão de abertura, 18h às 21h, com exibição de “Yög Ātak: Meu Pai, Kaiowá”
-
Quinta-feira, 27/11: Sessões infantis e Terra/Nêgo Bispo, 14h às 19h30
-
Sexta-feira, 28/11: Sessões infantis e Águas/Antônia Melo, 14h às 19h30
-
Sábado, 29/11: Sessões Floresta/Raoni e encerramento, 14h30 às 19h30
O evento integra uma rede de 12 capitais brasileiras e segue as discussões da COP 30, realizada em Belém (PA).
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






