MPRJ acompanha desdobramentos da ‘Operação Contenção’ em favelas do RJ

Ação do Ministério Público busca garantir cumprimento das normas do STF sobre operações policiais em comunidades do estado
Equipes do MPRJ acompanham investigações e perícias após a Operação Contenção no Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) acompanha os desdobramentos da Operação Contenção, realizada na terça-feira (28), nos complexos do Alemão e da Penha, zona norte do Rio. A atuação ocorre por meio do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ) e do Plantão de Monitoramento, com o objetivo de verificar o cumprimento das diretrizes fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635.

A decisão do STF estabelece parâmetros para a realização de operações policiais em comunidades do estado, incluindo a obrigatoriedade de comunicação prévia e o acompanhamento por órgãos de controle.

De acordo com o MPRJ, técnicos periciais foram enviados ao Instituto Médico-Legal (IML) para conduzir perícias independentes relacionadas à operação. As informações colhidas estão sendo analisadas pela 5ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro.

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, mantém contato direto com as equipes de campo e acompanha a situação em tempo real.

A Operação Contenção foi conduzida pelas polícias civil e militar, resultando em dezenas de mortes e investigações em andamento sobre possíveis excessos.

 

Com informações da Agência Brasil 

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *