Os Ministérios Públicos do Estado do Amazonas (MPAM) e da Bahia (MPBA) firmaram um acordo de cooperação técnica para ampliar a divulgação do podcast “TranquilaMente”, criado pela Coordenação de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho do MPBA.
A iniciativa tem como objetivo promover o autocuidado e a saúde mental, alinhando-se às estratégias institucionais de valorização da qualidade de vida, do bem-estar e da segurança ocupacional no ambiente de trabalho.
Episódios semanais e temas relevantes
Os episódios do “TranquilaMente” vão ao ar todas as quartas-feiras, às 13h, pela Rádio MP da Bahia, e ficam disponíveis posteriormente no portal da emissora, na aba “Especiais” (radiompdabahia.com.br).
A partir desta quarta-feira (29/10), o conteúdo também passa a ser divulgado nas redes oficiais do MPAM, com links diretos para cada edição.
O episódio da semana traz o tema “Perda gestacional e luto perinatal: uma dor silenciosa”, com a participação da psicóloga e pesquisadora Heloisa Salgado. O programa discute o impacto emocional da perda e a importância da conscientização sobre o luto perinatal, gestacional e infantil, tema do mês de outubro.
Parceria e fortalecimento institucional
A parceria entre os dois Ministérios Públicos foi articulada pela subprocuradora para Assuntos Jurídicos e Institucionais do MPAM, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, presidente da Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental.
O diretor-geral do MPAM, Marlon André Mendes Bernardo, destacou que a iniciativa está alinhada à Política de Gestão de Pessoas do MPAM, definida pelo Ato PGJ nº 202/2025.
“Buscamos as melhores referências no MP brasileiro para fortalecer nossa política de saúde mental. O ‘TranquilaMente’ é um programa consolidado e de grande relevância, e estamos felizes em poder compartilhar esse conteúdo de qualidade com nossos membros e com a população amazonense”, afirmou o diretor.
Sobre o podcast “TranquilaMente”
Criado há quatro anos, o “TranquilaMente” já conta com mais de 200 episódios inéditos, entrevistando especialistas de diversas áreas da saúde e do comportamento humano. Devido à sua relevância e alcance, o projeto foi incluído no Repositório de Saúde Mental do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reúne as principais iniciativas voltadas à promoção da saúde emocional no âmbito do MP em todo o país.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.



