Mutirão ambiental em Careiro oferece orientações sobre regularização rural e conservação florestal

Ação pretende atender mais de 700 produtores rurais com orientações sobre regularização ambiental e fundiária

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), promove, entre os dias 12 e 15 de novembro, o Mutirão Ambiental e Fundiário, durante a Agropec 2025, no município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus).

A ação será realizada no Parque de Exposições Castanheira, na avenida Sargento Nonato Brito, bairro Vista Alegre, das 8h às 17h, com a meta de atender 721 produtores rurais ao longo dos quatro dias de evento.

O mutirão visa orientar e auxiliar os produtores na regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na inscrição para o Edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que concede incentivos financeiros a quem conserva áreas de vegetação nativa. A iniciativa faz parte do Projeto Floresta+ Amazônia, que incentiva o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental.

Esse tipo de ação aproxima o produtor das políticas públicas ambientais e garante que ele tenha acesso a benefícios importantes, como crédito rural e incentivos para conservar a floresta”, destacou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço. “Nosso compromisso é fortalecer a regularização ambiental e contribuir para que o Amazonas siga como referência em sustentabilidade”, completou.


 Orientações e documentação

Durante o mutirão, técnicos do Ipaam e instituições parceiras oferecerão atendimentos gratuitos e personalizados, auxiliando na atualização do CAR, regularização fundiária e inscrição no programa Floresta+ Amazônia.

Para participar, o produtor deve apresentar:

  • Documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH);

  • Documentação fundiária do imóvel ou posse rural;

  • Contato telefônico ou e-mail pessoal, familiar ou de vizinho.

Nos casos de inscrição no CAR, será necessário apresentar coordenadas geográficas dos limites do terreno e documentos fundiários (título de propriedade, planta georreferenciada ou registro no Sigef). Para atendimentos a terceiros ou transferências, é exigida procuração com plenos poderes, além de documentação de transferência e certidões atualizadas.


 Parcerias e apoio institucional

Além do Ipaam, MMA e Pnud, o mutirão conta com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Prefeitura de Careiro, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempaf), Cooperação Alemã (GIZ) e organização Regea.

Financiado pelo Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund) e executado pelo Pnud, o Projeto Floresta+ Amazônia reconhece o papel essencial dos pequenos produtores rurais na conservação dos recursos naturais, estimulando a geração de renda aliada à sustentabilidade.


Com informações da Assessoria de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus