Durante a COP30, em Belém (PA), a Amazônia será palco de debates e articulações sobre inovação e sustentabilidade. No dia 10 de novembro, o Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA)reunirá empreendedores, pesquisadores e representantes de diversas instituições no Campus de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).
O FIINSA COP30 – Onde Fazer Fala Mais Alto é uma realização do Idesam e do Impact Hub Manaus, com correalização do Cesupa e apoio de uma rede de parceiros públicos e privados. O evento tem o objetivo de fortalecer negócios sustentáveis, promover conexões entre diferentes setores e fomentar soluções inovadoras criadas na e para a Amazônia.
Entre os participantes confirmados estão Juliana Teles (Impact Hub Manaus e Rede de Líderes da Fundação Lemann), Mariano Cenamo (Idesam e Amaz), Eli Minev (Jovem Transformador Ashoka 2025), Carol Vilanova (Grupo Flor de Jambu), Joana Oliveira (Rede Pan-Amazônica), Pedro Frizo (Conexus), Laura Motta (Mercado Livre) e Valcléia Lima (Fundação Amazônia Sustentável – FAS).
De acordo com André Vianna, diretor-técnico do Idesam, o evento reforça a união de diferentes atores na busca por soluções regionais.
O FIINSA COP30 evidenciará o quanto estamos engajados em construir uma Amazônia que respeite as populações tradicionais e promova prosperidade econômica nos territórios”, afirmou.
Programação
A abertura do evento, com o tema “Da Amazônia para o mundo: soluções reais para uma economia de baixo carbono”, destacará o potencial de inovação regional e contará com uma simulação de um “banho de ervas”, tradição cultural do Pará.
Pela manhã, serão realizados os painéis “Capital que alavanca impacto: como garantir resultados reais?” e “Quem senta à mesa: equilibrando forças no ecossistema amazônico”, abordando acesso a crédito e governança compartilhada.
No período da tarde, as discussões prosseguem com os temas “Cadê a indústria da Amazônia? Caminhos necessários para transformar matéria-prima em valor local”, “Se a bioeconomia é o caminho, por que ela ainda tropeça?” e “O que está funcionando? Caminhos reais para a autonomia econômica”. As atividades também incluirão rodas de conversa sobre juventude, diversidade cultural e economia de impacto.
Ao final do festival, será elaborada a Carta do FIINSA COP30, documento com propostas e recomendações para fortalecer a bioeconomia e os negócios sustentáveis da Amazônia. O texto será cocriado com apoio de inteligência artificial.
O evento contará ainda com a feira Mercado Amazônia, espaços de networking, experiências culturais e gastronômicas, além de atividades voltadas à sociobiodiversidade.
Mais informações estão disponíveis no site www.fiinsa.org.br.
Sobre o FIINSA
O Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA) é realizado pelo Idesam e Impact Hub Manaus, com correalização do Cesupa, e patrocínio do Fundo Vale, Soros Economic Development Fund, Bemol, CNP Seguradora e do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) da Suframa. Conta ainda com apoio do Instituto Sabin, Bezos Earth Fund, CDP e Amazon Investor Coalition.
Entre os parceiros institucionais estão o Projeto Saúde e Alegria, Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio), Rede Amazônidas pelo Clima (RAC), Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e Casa Amazônia.
Mais informações em www.idesam.org e www.impacthubmanaus.com
Com informações Assessorias de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus