O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto passou a contar com uma nova sala de hemodiálise destinada ao atendimento de pacientes renais crônicos internados ou que realizam o procedimento na unidade. A implantação ocorre dentro das ações de modernização do Complexo Hospitalar Sul (CHS), que inclui também o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a sala integra o projeto de reorganização da estrutura assistencial do CHS, que já recebeu um novo pronto atendimento com Fast Track, serviço adotado para agilizar procedimentos de baixa complexidade e reduzir o tempo de espera.
O complexo hospitalar também ampliou sua oferta diagnóstica com um serviço de ressonância magnética 24 horas e concluiu a reforma de uma unidade de internação no quinto andar. Outra unidade, no quarto andar, segue em obras.
A nova área de hemodiálise recebeu investimento de R$ 238 mil e está localizada no térreo, próximo ao Fast Track do pronto-socorro. O responsável técnico pelo setor de nefrologia, Rodrigo Xavier Moreira, afirma que a mudança facilita o deslocamento de pacientes que apresentam maior gravidade, além de melhorar a circulação da equipe durante os atendimentos.
O diretor técnico do CHS, Roberto Zonta, destaca que o HPS 28 de Agosto tem perfil de assistência voltado à alta complexidade, o que demanda estrutura para tratar intercorrências agudas e crônicas relacionadas à função renal.
Cerca de 80 pacientes passam pelo serviço atualmente, somando internações e tratamento contínuo na unidade. O espaço está equipado com seis máquinas de diálise, dois leitos e quatro cadeiras, realizando entre 20 e 30 sessões diárias. Sessões de pacientes crônicos costumam durar entre três horas e meia e quatro horas, podendo chegar a até 12 horas nos casos mais graves.
As intervenções na área incluíram readequação de layout, troca de piso e forro, pintura, atualização das instalações elétricas e hidráulicas, novos pontos para sistemas de tratamento de água e gases medicinais, além de revisão da rede de esgoto.
Outras obras seguem em andamento no Complexo Hospitalar Sul. A Policlínica e Hospital Dia, com quase 300 metros quadrados, está na fase final de implantação e terá capacidade para 80 atendimentos diários, com foco em acompanhamento pós-alta, consultas e procedimentos de menor complexidade.
A reforma da Unidade de Internação do 4º andar do HPS 28 de Agosto também avança e tem entrega prevista para a segunda quinzena de novembro. O setor contará com 83 leitos distribuídos em 12 enfermarias e três salas de isolamento, além de melhorias estruturais como substituição de redes elétrica e hidráulica, iluminação, postos médicos e áreas de apoio.
Com Informações da Assessoria
Por João Paulo Oliveira | Da redação da Jovem Pan News Manaus



