“O Agente Secreto” recebe quatro indicações ao Oscar 2026

Filme de Kleber Mendonça Filho concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco; cerimônia ocorre em 15 de março, em Los Angeles
Foto: Instagram / @oagentesecreto_filme

O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco. A lista oficial foi anunciada nesta quinta-feira (22), pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa marca presença nas principais disputas da 98ª edição do prêmio. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para o dia 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Los Angeles, com transmissão ao vivo a partir das 20h (horário de Brasília) pelo canal TNT e pela plataforma HBO Max.

Com as quatro indicações, “O Agente Secreto” iguala o número alcançado por “Cidade de Deus”, que concorreu em quatro categorias no Oscar de 2004, embora não tenha vencido nenhuma estatueta.

Reconhecimento internacional e histórico de prêmios

Antes das indicações ao Oscar, o filme acumulou resultados em festivais e premiações. No Festival de Cannes, em maio de 2025, a produção recebeu os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, além do prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema e do prêmio da Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai.

No Globo de Ouro, o longa venceu nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. Até o momento, a produção soma 56 troféus em 36 premiações, incluindo o primeiro prêmio de Melhor Filme Internacional de um longa brasileiro no Critic’s Choice e reconhecimentos em festivais de Nova York, Los Angeles, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro.

Disputa nas categorias principais

Na categoria Melhor Ator, Wagner Moura concorre com:

  • Timothée Chalamet (Marty Supreme)
  • Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra)
  • Michael B. Jordan (Pecadores)
  • Ethan Hawke (Sonhos de Trem)

A indicação ocorre após Moura vencer o Globo de Ouro na mesma categoria.

Além de “O Agente Secreto”, o Brasil também aparece entre os indicados técnicos: Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

Na categoria Melhor Filme Internacional, o longa brasileiro disputa com:

  • Valor Sentimental (Noruega)
  • Foi Apenas um Acidente (França)
  • Sirât (Espanha)
  • A Voz de Hind Rajab (Tunísia)

Enredo e ambientação

Ambientado no Recife de 1977, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor de tecnologia de 40 anos que deixa São Paulo e retorna à capital pernambucana para tentar se afastar de um passado violento e pouco esclarecido. Ao chegar à cidade durante a semana do Carnaval, ele percebe que o ambiente não oferece o recomeço que imaginava. Sob vigilância dos vizinhos e em um clima de desconfiança, o personagem passa a entender que o conflito que tentou deixar para trás continua presente.

O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, entre outros.

Processo de votação

A primeira fase de votação do Oscar 2026 foi encerrada na sexta-feira (16). Mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica participaram do processo, votando majoritariamente dentro de suas áreas, com exceção da categoria Melhor Filme, que reúne o voto de todos os membros da Academia.

O anúncio das indicações coloca o cinema brasileiro entre os principais destaques da atual temporada internacional de premiações.


Com informações do G1 e Metrópoles*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Mananaus