Oficina de guirlandas com materiais recicláveis incentiva mulheres a gerar renda extra no fim de ano

O Centro de Convivência Padre Pedro Vignola promoveu oficina de guirlandas com materiais recicláveis para estimular o empreendedorismo e a renda extra de mulheres assistidas pela Seas durante o período natalino.

Com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino e estimular a renda extra neste fim de ano, o Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), realizou nesta quarta-feira (12/11) uma oficina de confecção de guirlandas natalinas utilizando materiais recicláveis, como rolos de papel higiênico e formas de ovos.

A atividade reuniu mulheres participantes das ações do centro e teve como foco o aproveitamento do artesanato natalino como alternativa acessível e sustentável para complementar a renda familiar. Segundo a secretária de Assistência Social, Kely Patrícia, as oficinas são uma forma de estimular a criatividade e o protagonismo econômico das mulheres.

“Essas oficinas proporcionam novas perspectivas de renda, ao mesmo tempo em que incentivam o uso criativo de materiais simples. O Governo do Amazonas segue empenhado em oferecer oportunidades de desenvolvimento e inclusão social”, destacou a secretária.

A oficina foi ministrada pela assistente social Luana Oliveira, que ressaltou a importância da reutilização de materiais do dia a dia como forma de aprendizado e integração.

“A proposta é despertar o empreendedorismo e fortalecer o vínculo social entre as participantes, incentivando o artesanato como uma fonte de renda e bem-estar”, explicou.

Entre as participantes, Francilene Paixão, de 64 anos, integrante dos grupos “Exercitando a Memória” e “Artesanato Horizonte”, celebrou a experiência como uma nova descoberta.

“Nunca tinha feito artesanato antes. Além de ser bom para a memória e para aliviar a mente, é uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra”, contou.

Já Fátima Neves Silva, de 67 anos, participou pela primeira vez de uma atividade no CECF Padre Pedro e afirmou ter se sentido acolhida.

“Estou passando por um momento difícil e essa oficina me trouxe ânimo e vontade de participar mais. Fui recebida com muito carinho”, relatou emocionada.

Os Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), mantidos pelo Governo do Amazonas por meio da Seas, estão promovendo ao longo de novembro uma série de oficinas e cursos de artesanato natalino, com o objetivo de fortalecer a economia solidária e estimular a geração de renda sustentável entre os participantes.

 

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.