A circulação de caminhões e carretas nas áreas próximas ao porto Chibatão voltou a ser alvo de fiscalização nesta segunda-feira (17), durante mais uma etapa da operação “Carga Pesada”, realizada na avenida General Rodrigo Otávio, zona Sul de Manaus. O objetivo foi identificar irregularidades em veículos de grande porte que trafegam pela região, considerada uma das de maior fluxo de cargas da capital.
Essa foi a centésima operação do tipo realizada apenas em 2025. De acordo com o diretor de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilari, o trabalho tem buscado reduzir riscos no trânsito e evitar acidentes envolvendo carretas e contêineres.
Antes da sonora, é importante contextualizar que o IMMU considera 2025 um ano de volume recorde de operações voltadas ao transporte pesado, diante do aumento da movimentação de cargas no Distrito Industrial.
“A gente praticamente já realizou mais de cem grandes operações ‘Carga Pesada’ este ano, com o objetivo de fiscalizar caminhões, carretas e veículos pesados para garantir mais segurança e evitar acidentes graves”, afirmou Ventilari.
Durante a fiscalização, equipes encontraram diversas irregularidades, como pneus desgastados, ausência de itens obrigatórios e contêineres sem fixação adequada em semirreboques. A situação, segundo o instituto, representa risco para motoristas e pedestres que circulam pela área.
O contexto da sonora reforça que algumas ocorrências observadas representam potencial grave de acidentes, especialmente em horários de maior circulação na região do porto.
“Essas falhas colocam em risco não só os condutores, mas toda a população. Um contêiner mal fixado pode tombar sobre outro veículo e causar acidentes fatais”, disse Ventilari.
Um caminhão foi removido por condições críticas de segurança. A operação também incluiu checagem de documentação, avaliação de faróis, lanternas, retrovisores e cintos de segurança.
Com recentes acidentes envolvendo veículos pesados na capital, o IMMU estuda alternativas para reorganizar a circulação desses veículos em áreas urbanas. Por enquanto, não há regulamentação específica de horários de tráfego para o setor.
Antes da sonora, cabe explicar que as discussões internas do órgão já envolvem diálogo com a iniciativa privada e empresas transportadoras.
“Estamos avaliando medidas que possam organizar melhor essa circulação, inclusive com apoio da iniciativa privada. O objetivo é garantir mais segurança para todos que transitam por essas vias”, destacou o diretor de operações.
A expectativa é que o Polo Industrial de Manaus movimente mais de um milhão de contêineres até o fim de 2025, o que exige maior colaboração entre poder público, transportadoras e motoristas para reduzir riscos.
No último contexto, a sonora reforça a necessidade de corresponsabilidade entre todos os envolvidos no transporte de cargas.
“A probabilidade de acidentes é grande, mas estamos fazendo a nossa parte. As empresas e os condutores também precisam fazer a deles”, concluiu Ventilari.
O IMMU orienta que qualquer irregularidade envolvendo veículos pesados seja denunciada pelos canais oficiais do órgão.
Com informações da Assessoria*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






