A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), vinculada à Semsa, realizou nesta quarta-feira (8/10) mais uma etapa da operação “Zero Metanol”, com inspeções em distribuidoras de bebidas alcoólicas e fábricas artesanais na capital. A força-tarefa, coordenada pela Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), opera em dois turnos para monitorar e coibir possíveis casos de adulteração em destilados, diante de registros de intoxicação por metanol em outros estados.
De acordo com a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, as equipes verificam rotulagem, embalagem, lacres, notas fiscais e registros no Mapa.
A mobilização integra o esforço para prevenir agravos à saúde causados pela presença de metanol em destilados adulterados”, afirmou.
Até esta quarta, 20 estabelecimentos foram inspecionados. Em uma distribuidora na zona Leste, fiscais identificaram fragilidade no lacre de garrafas de uísque. Amostras foram recolhidas para análise em laboratórios do Ministério da Saúde.
Apesar de rótulo e informações obrigatórias estarem dentro dos padrões, o lacre apresentou indícios de fragilidade. Solicitamos a análise para garantir a segurança. Sem suspeita confirmada de adulteração, o local segue funcionando normalmente”, explicou o gerente da Gevali, Ricardo Celestino.
Orientações ao consumidor
A Visa reforça o papel da população na denúncia de produção e venda irregulares e orienta que os consumidores priorizem estabelecimentos de confiança e verifiquem:
-
Vedação adequada e lacres íntegros;
-
Validade, ingredientes, origem e registro no Mapa;
-
Rotulagem íntegra, sem sobreposições.
Sinais de alerta e canais de emergência
A intoxicação por metanol é grave e pode levar ao óbito. Principais sintomas: visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese. Diante de sinais, busque atendimento médico imediato e acione:
-
CIT/AM (emergência): (92) 3305-4702 / 0800-722-6001
-
CIT/AM (comuns): (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732
-
Disque-Intoxicação/Anvisa: 0800-722-6001
-
Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800-771-3733
Denúncias
Suspeitas de bebidas contaminadas podem ser reportadas à Ouvidoria da Visa Manaus:
-
(92) 98842-8481 (segunda a sexta, 8h às 13h)
-
visamanaus.ouvidoria@gmail.com (qualquer horário)
Com informações da Assessoria de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus