Pagamento do 13º injeta mais de 1 bilhão na economia do Amazonas

Governo do Amazonas inicia liberação da segunda parcela para mais de 120 mil servidores e antecipa folha de dezembro; abono Fundeb também será pago este mês

O pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores públicos do Amazonas começou nesta quinta-feira (11/12). A medida contempla mais de 120 mil profissionais, entre ativos, aposentados e pensionistas. Até o fim de dezembro, a soma do 13º, da antecipação da folha salarial e do abono Fundeb deve injetar aproximadamente R$ 1,4 bilhão na economia do estado.

Somados à primeira parcela paga em junho e à antecipação da folha daquele mês, os repasses realizados ao longo de 2025 totalizam mais de R$ 2,9 bilhões em circulação, segundo dados da administração estadual.

A liberação desta quinta-feira alcança os servidores dos Grupos 1 e 2, que incluem aposentados, pensionistas, policiais militares e civis, bombeiros, profissionais da Saúde, Secretaria de Educação e Desporto e trabalhadores da Sefaz, Idam, Sepror, SNPH, UEA, Seap e Adaf atuantes no interior. Os demais servidores, classificados no Grupo 3, recebem nesta sexta-feira (12/12). A folha salarial de dezembro será antecipada para os dias 22 e 23.

Abono Fundeb e progressões na Educação

O anúncio do abono Fundeb 2025, destinado a 32 mil servidores da rede estadual de Educação, inclui professores, pedagogos e trabalhadores administrativos. O pagamento será feito no dia 27 de dezembro. Desde 2020, o benefício passou a contemplar também merendeiras, auxiliares de serviços gerais e agentes de portaria.

Além do abono, a Secretaria de Educação confirmou a implantação de progressões horizontais e verticais para 23.293 profissionais, com efeitos retroativos a novembro. Outras duas mil progressões já haviam sido concedidas em maio, totalizando mais de 25,2 mil servidores beneficiados somente em 2025.

Outras categorias contempladas

Na área da Segurança Pública, policiais militares e bombeiros serão impactados pela implementação da Lei de Proteção Social dos Militares, que regulamenta regras de carreira e transferência para a reserva. O pacote alcança 9.056 policiais militares e 1.515 bombeiros.

No Setor Primário, 650 servidores de instituições como Sepror, Idam e Adaf receberão reajuste salarial de 10%, após a absorção de datas-bases anteriores.

No Sistema Penitenciário, 148 servidores estatutários, entre eles 35 policiais penais, serão beneficiados com o primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, que prevê reajuste médio de quase 10% e reorganiza a estrutura funcional da Seap.

 

 

 

Com Informações do Governo do Amazonas

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus