O arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steiner, comunicou ao clero nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, que recebeu pedido do Papa Leão XIV para permanecer à frente da Arquidiocese por mais dois anos. A decisão segue a apresentação de sua renúncia, conforme previsto no Código de Direito Canônico.
O Código de Direito Canônico estabelece que bispos devem apresentar renúncia ao completarem 75 anos, sendo a decisão final do Sumo Pontífice após análise das circunstâncias. Steiner completou 75 anos no dia 6 de novembro de 2025 e submeteu a renúncia à Santa Sé.
Por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, foi comunicada a aceitação da renúncia e, simultaneamente, o pedido para que o arcebispo permaneça no cargo até 2027. A informação foi transmitida ao clero em carta assinada pelo Núncio Apostólico, dom Giambattista Diquattro, datada de 17 de novembro de 2025.
O texto da Nunciatura recomenda que a decisão seja comunicada também aos fiéis da Arquidiocese, solicitando continuidade serena no governo pastoral da Igreja em Manaus.
Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






