Parintins ganhará novo Mercado da Francesa para fortalecer comércio e revitalizar região

Projeto faz parte do Prosai e deve impulsionar o comércio local; obras estão previstas para 2026.

O tradicional Mercado da Francesa, em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, passará por requalificação e ganhará uma nova estrutura. O projeto está atualmente na fase de licitação, etapa que antecede o início das obras, previstas para 2026, e prevê a construção de boxes suficientes para atender todos os permissionários cadastrados.

Projeto com participação dos permissionários

O planejamento do novo mercado contou com consultas públicas junto aos permissionários, garantindo que a estrutura atenda às necessidades de quem trabalha no local. O espaço terá uma dinâmica diferenciada: além do atendimento a pedestres, pessoas em carros ou motos poderão visualizar e ser atendidas sem precisar descer do veículo, com fachada voltada para a rua, garantindo visibilidade e praticidade.

O projeto também prevê banheiros, área administrativa, estacionamento, calçadas acessíveis, arborização e sistemas de combate a incêndio. Uma cobertura especial foi projetada para melhorar a ventilação e criar um microclima agradável, oferecendo mais conforto a consumidores e vendedores.

Benefícios para o comércio local

Segundo Leonardo Normando, coordenador do projeto, a nova estrutura deve dinamizar o comércio e a economia da cidade. “Quando o ambiente é confortável, os consumidores tendem a escolher melhor os produtos e comprar mais, beneficiando tanto clientes quanto vendedores”, destacou.

Se necessário, os permissionários poderão ser realocados temporariamente, com planejamento para garantir segurança e organização durante as obras.

Requalificação da região

O Mercado da Francesa integra um projeto maior de revitalização da área ao redor da Lagoa da Francesa, que abrange mais de 208 mil metros quadrados. Além do mercado, estão previstas melhorias em saneamento básico, habitação, parques urbanos, praças, ciclovias, playgrounds, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.

A primeira etapa do projeto, com a implantação de 26 quilômetros de rede de água e nove poços perfurados, já está em funcionamento, fornecendo água tratada à população. Paralelamente, seguem as obras de esgotamento sanitário, que elevarão a cobertura do serviço de coleta e tratamento de esgoto de zero para até 25% na cidade.

Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus