Profissionais de comunicação da saúde pública do Amazonas participaram, entre segunda (10/11) e terça-feira (11/11), de encontros nacionais em Recife voltados ao fortalecimento da comunicação no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Encontro Pernambucano de Comunicação em Saúde e o 2º Encontro Nacional de Comunicadores do SUS ocorreram no Museu Cais do Sertão, reunindo comunicadores de saúde de todo o país para diálogo, aprendizado e troca de experiências.
A programação abordou temas como desinformação, linguagem acessível, comunicação de risco, mídias digitais, participação social, LGPD na saúde, produção multimídia, redes sociais e uso de inteligência artificial generativa na comunicação institucional.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a comunicação é uma ferramenta essencial na saúde pública, permitindo que informações cheguem à população e orientem decisões. A assessora de comunicação da FVS-RCP, Maíra Pessoa, ressaltou a importância de atualizar estratégias e aprender com experiências de outros estados.
Roseane Mota, diretora de Comunicação da SES-AM, destacou que o encontro proporcionou integração e compartilhamento de boas práticas. O gerente da Assessoria de Comunicação do Conass, Marcus Carvalho, reforçou que a comunicação é um eixo central da gestão em saúde, aproximando o SUS da população e fortalecendo a confiança nos serviços públicos.
Durante os dois dias de evento, também houve a participação da Câmara Técnica de Comunicação do Conass, com representantes de todos os estados, para alinhar estratégias e fortalecer a comunicação integrada no SUS.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






