Pastor Jonatas Câmara destaca papel cidadão da igreja durante a 8ª COLPADAM em Manaus

Líder da Assembleia de Deus no Amazonas afirma que a igreja não se omite do debate público e reforça consciência cristã sobre o voto e a cidadania

O pastor Jonatas Câmara, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM) e da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Amazonas (CEADAM), destacou o papel cidadão da igreja durante a 8ª Conferência de Liderança Política da Assembleia de Deus no Amazonas (COLPADAM), realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, em Manaus.

Advogado, teólogo e jornalista, Jonatas afirmou que a igreja não apenas reconhece a laicidade do Estado, como também exerce seu direito constitucional de participar da vida pública sem abrir mão de seus princípios.

“Naturalmente, a nossa igreja é uma igreja cidadã. Ela exerce o direito sem obrigar ninguém, mas estimulando a consciência cristã do voto — que é uma procuração, uma arma que a pessoa tem nas mãos”, disse.

A COLPADAM, realizada no Centro de Convenções Canaã, zona sul da capital amazonense, reuniu autoridades estaduais, municipais e federais, além de pastores, conselheiros tutelares, advogados e lideranças cristãs. Com o tema “Trabalhando e orando por um Amazonas melhor”, o evento buscou fortalecer o diálogo entre fé e política e orientar membros da igreja para uma atuação consciente nas estruturas de poder.

Representatividade cristã e qualificação política

Jonatas Câmara mencionou o envolvimento de diversos membros da igreja em cargos públicos, como vereadores, deputados, conselheiros tutelares e secretários municipais.

“Temos um sentinela que a igreja ajudou a colocar: o deputado federal Silas Câmara. Também temos como sentinela o deputado Dan Câmara. E, no município, vereadores como Joel, Joelson, Mitoso, Roberto… No interior, são mais de cem vereadores, mais de cem conselheiros tutelares, além de prefeitos, vice-prefeitos e secretários”, listou.

O pastor também destacou iniciativas de formação política promovidas pela igreja ao longo da semana que antecedeu o evento. Entre elas, a inauguração da primeira turma de pós-graduação em Ciências Políticas da Faculdade Boas Nova, com 240 alunos, e um curso de capacitação para conselheiros tutelares com outros 240 participantes.

“Estamos vivendo uma semana de avivamento de consciência e qualificação. A igreja não pode se omitir nos discursos públicos sobre o bem-estar da sociedade, já que é a coluna e firmeza da verdade”, afirmou.

Respeito à laicidade e compromisso com o bem comum

Jonatas Câmara reiterou que a Assembleia de Deus defende o respeito à Constituição e à separação entre igreja e Estado, mas sem abrir mão da missão de influenciar positivamente a sociedade.

“A igreja reconhece a laicidade do Estado. Por isso, participa apenas como quem tem direito constitucional, sem interferir no Estado e ciente de que o Estado não deve interferir na vida da igreja”, completou.

A 8ª COLPADAM foi encerrada neste sábado (27), com a presença de líderes como o governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida, os senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e Plínio Valério, além de parlamentares estaduais e federais.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *