O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou nessa sexta-feira, 6, que o partido pretende apoiar a candidatura do prefeito de Manaus, David Almeida, ao Governo do Amazonas. A declaração foi feita durante a filiação do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, ao PDT, em evento realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas. Durante o discurso, Lupi foi direto ao tratar do cenário eleitoral de 2026.
“O David será o próximo governador do Amazonas. Escreve o que eu tô falando”, afirmou.
Ao justificar o apoio, o dirigente destacou características pessoais do prefeito e disse que a legenda busca apoiar um projeto político com foco social.
“Ele é obstinado, é um homem determinado, quer ajudar quem precisa e ser útil para tirar o seu povo da fome, da miséria e do sofrimento”, declarou Lupi.
Ainda segundo o presidente do PDT, o estado precisa passar por um processo de renovação política.
“O Amazonas não pode ficar na mão de capitanias hereditárias que mandam nesse estado há 50 anos. Está na hora de renovar e revigorar o Amazonas”, disse.
O vice-prefeito de Manaus, Renato Júnior, que também participou do evento, reforçou o discurso adotado pelo grupo político nas eleições municipais de 2024.
“O povo vai vencer as eleições de 2026. O povo vai vencer contra os poderosos”, afirmou.
O anúncio do apoio ocorre em meio à reorganização das alianças políticas para a disputa estadual. Em 2024, David Almeida e o senador Omar Aziz estiveram aliados durante a campanha de reeleição do prefeito. No início de 2025, encontros públicos com o senador Eduardo Braga chegaram a sinalizar uma possível composição para 2026.
No entanto, ao longo do segundo semestre de 2025, David Almeida passou a impor condições para um eventual apoio a Omar Aziz. Em dezembro, o prefeito declarou publicamente que não apoiaria a candidatura do senador ao Governo do Amazonas, indicando o rompimento político.
Com a manifestação do PDT e as declarações públicas de seus dirigentes, o cenário eleitoral de 2026 começa a se desenhar com maior clareza, a partir de movimentos partidários e reposicionamentos de lideranças no estado.
Com Informações do Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






