Quase metade dos brasileiros afirma conseguir poupar recursos suficientes para cobrir despesas por até três meses, segundo a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025, realizada pelo Santander em parceria com o instituto Ipsos UK. No Brasil, 47% dos entrevistados declararam ter reserva financeira para esse período.
O levantamento ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas. No Brasil, participaram 2.028 entrevistados. Os dados indicam que 84% dos brasileiros acompanham os gastos mensais, índice superior à média global de 79%.
A pesquisa também aponta demanda por maior acesso à educação financeira na formação escolar. No recorte nacional, 91% dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter aprendido o tema na escola. A educação financeira aparece como a segunda disciplina considerada mais relevante, atrás apenas da Matemática.
Apesar do acompanhamento dos gastos, o estudo identificou limitações no entendimento de conceitos básicos. 73% dos brasileiros afirmam ter confiança para gerir as próprias finanças, percentual próximo à média global. No entanto, 73% erraram uma pergunta sobre inflação positiva, e 67% não responderam corretamente a uma questão sobre rendimento de juros.
Embora a participação em cursos formais ainda seja limitada, o Brasil aparece acima da média global. 27% dos brasileiros afirmaram já ter realizado algum curso de educação financeira, ante 20% no conjunto dos países pesquisados. Entre os benefícios apontados estão a melhora na tomada de decisões financeiras (66%), maior controle de recursos e dívidas (57%) e organização do orçamento doméstico (61%).
Os temas mais citados como prioridade para aprendizado no país foram investimentos (67%), poupança (67%) e orçamento doméstico (53%).
O levantamento também destaca o avanço da digitalização financeira. 59% dos brasileiros utilizam ferramentas digitais semanalmente para acompanhar as finanças pessoais, enquanto 13% afirmam nunca usar esses recursos. O PIX aparece como elemento central nesse processo, sendo utilizado por 87% da população.
A coleta de dados foi realizada entre 25 de abril e 21 de maio de 2025, com amostras representativas das populações nacionais, considerando critérios como idade, gênero, região, escolaridade e situação profissional.
O Ipsos é um dos maiores institutos de pesquisa e inteligência de mercado do mundo, com atuação em mais de 90 países. Fundado na França, o instituto é reconhecido internacionalmente pela produção de estudos nas áreas de comportamento do consumidor, opinião pública, economia, política, educação e finanças, sendo frequentemente utilizado por governos, universidades, organismos multilaterais e grandes empresas para embasar decisões estratégicas e políticas públicas.

Com informações da Assessoria de Comunicação*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






