Petrobras avalia exploração de gás natural na Venezuela, diz diretora

Empresa reduz preços do gás natural para distribuidoras e afirma que momento ainda não é adequado para projeto venezuelano
Foto: Tania Regô/Agência Brasil

A Petrobras informou que vê potencial para explorar gás natural na Venezuela, mas que “não é o momento” para avançar no país vizinho, disse a chefe da área de transição energética, Angélica Laureano, a repórteres nesta terça-feira (27). A avaliação ocorreu no contexto de discussões sobre expansão de projetos de gás da companhia.

“Acho que ainda precisa de uma evolução do mercado, verificar as consequências de tudo que aconteceu, então acho que não é o momento”, disse Laureano ao comentar a possibilidade de operação na Venezuela.

Na mesma ocasião, a Petrobras anunciou que reduzirá o preço do gás natural vendido às distribuidoras em 7,8%, com vigência a partir de fevereiro. A queda no preço está vinculada às revisões contratuais que consideram as oscilações do preço do petróleo tipo Brent e da taxa de câmbio entre real e dólar.

Os ajustes de preço feitos pela Petrobras são trimestrais e podem resultar em variações para cima ou para baixo, conforme os termos dos contratos com as distribuidoras, que preveem atualização da parcela do preço relacionada à molécula do gás em função das condições de mercado.

A estatal também anunciou redução no preço da gasolina A vendida às distribuidoras, medida que começou a valer nesta segunda-feira.

A avaliação sobre a Venezuela ocorre em um momento em que a Petrobras busca definir sua atuação em projetos de gás natural e transição energética, equilibrando potenciais mercados e condições de oferta e demanda.


Como informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus