Petroleiros pedem a Petrobras discussão sobre envio emergencial de combustível a Cuba

Carta da FUP cita restrições energéticas e riscos humanitários na ilha e solicita reunião para debater alternativas de apoio.

O sindicato que representa trabalhadores do setor de petróleo e gás, a enviou, nesta sexta-feira (13), um ofício à Petrobras solicitando uma reunião com a diretoria responsável por logística e comercialização para discutir a possibilidade de envio emergencial de combustível a Cuba. A solicitação foi feita pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa diversos sindicatos da categoria é uma das principais entidades sindicais que representa os trabalhadores do setor de petróleo e gás no Brasil. Ela atua como uma federação que coordena os sindicatos regionais (Sindipetros) filiados, com forte atuação na Petrobrás e suas subsidiárias. 

No documento, a FUP afirma que Cuba enfrenta restrições comerciais e energéticas que têm comprometido o abastecimento de serviços essenciais e gerado riscos humanitários. A entidade argumenta que é necessário dialogar sobre alternativas viáveis, aspectos regulatórios e operacionais, além de possíveis formas de cooperação baseadas em princípios de solidariedade, soberania e responsabilidade social.

O pedido ocorre em meio a um contexto de restrições impostas pelos Estados Unidos, que no final de janeiro aprovou um decreto impondo tarifas a países fornecedores de petróleo à ilha, intensificando o bloqueio econômico. Essa medida contribuiu para um quadro de escassez de energia em Cuba, afetando infraestruturas críticas como aeroportos e provocando cortes de eletricidade e racionamentos no país.

A economia cubana depende da importação de combustíveis refinados para geração de eletricidade, gasolina e querosene, e as limitações atuais ampliaram tensões internacionais sobre o tema. A FUP aguarda o retorno da Petrobras para a definição de datas para a reunião solicitada.

 

Com informações Mundo Diplomático
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus