A Polícia Federal (PF) realizou uma operação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, entre os dias 17 e 18 de outubro, que resultou na apreensão de 18 pássaros silvestres, drogas e um passaporte italiano com restrição judicial. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (20).
A ação começou na sexta-feira (17), durante a inspeção de um voo com destino a Santa Catarina. Agentes encontraram uma porção de maconha na bagagem de mão de um passageiro, que foi encaminhado à Justiça Federal.
No dia seguinte (sábado, 18), os policiais federais identificaram, por meio de raios-x, a presença de material biológico em uma mala. A verificação constatou que se tratava de 18 pássaros vivos, mantidos em condições inadequadas.
O responsável pela bagagem, um cidadão belga que seguiria viagem para a França, não apresentou documentação de autorização para transporte de fauna. Ele foi preso em flagrante e poderá responder por maus-tratos, receptação e crime contra a fauna silvestre.
Aves apreendidas e encaminhamento
A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que identificou as espécies encontradas:
- dois tangarazinhos;
- cinco saíras-sete-cores;
- sete saíras-douradinhas;
- dois saíras-militar;
- dois saíras-da-terra.
Segundo a PF, os animais estavam debilitados e foram encaminhados para tratamento e reabilitação.
Passaporte com restrição judicial
Durante a operação, a PF também apreendeu um passaporte italiano com restrição judicial expedida pela Justiça Estadual do Espírito Santo. O documento foi retido para investigação.
Com informções da Agência Brasil.
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus.