PF prende foragido da Interpol suspeito de estupro de vulnerável em Manaus

Haitiano desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foi detido em cumprimento a mandado do STF
Polícia Federal prendeu foragido da Interpol no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus - Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (22/10), um haitiano foragido da Justiça ao desembarcar de um voo proveniente do Haiti no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, na Zona Oeste da capital.

O homem estava incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, emitida para localizar indivíduos procurados internacionalmente. O mandado de prisão foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em crime de estupro de vulnerável.

Após a detenção, o suspeito foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, onde passaram a ser realizados os procedimentos legais.

Até o fechamento da matéria não foi divulgado pela polícia os detalhes sobre o caso.

Lista vermelha da Interpol

A difusão vermelha da Interpol é um sistema de alertas criado para localizar e deter pessoas procuradas em mais de 190 países. O primeiro alerta vermelho foi emitido em 1947, visando localizar um cidadão acusado de assassinato na Rússia.

O objetivo atual da lista é facilitar a cooperação internacional entre forças policiais para cumprimento de mandados de prisão e captura de suspeitos de crimes graves.

O que é um Alerta Vermelho da Interpol

O Alerta Vermelho é um pedido às autoridades policiais de todos os países-membros da Interpol para localizar e prender provisoriamente uma pessoa, enquanto aguarda extradição, entrega ou ação legal semelhante. Ele se baseia em mandado de prisão ou ordem judicial emitida pelas autoridades do país solicitante.

O alerta não é um mandado de prisão, e cada país decide se e como executar a detenção, aplicando sua própria legislação.

O Alerta Vermelho contém dois tipos principais de informações:

  1. Identificação do procurado: nome, data de nascimento, nacionalidade, cor do cabelo e dos olhos, fotografias e impressões digitais, quando disponíveis.

  2. Informações sobre o crime: normalmente homicídio, estupro, abuso infantil ou assalto à mão armada.

Os avisos são publicados pela Interpol a pedido de um país-membro e devem estar em conformidade com a Constituição e as Regras da Interpol.

Importância e limites do Alerta Vermelho

Os Avisos Vermelhos são usados para alertar simultaneamente a polícia em todos os países-membros sobre fugitivos procurados internacionalmente, ajudando a levar os suspeitos à justiça, às vezes anos após a prática do crime.

A Interpol não persegue diretamente os indivíduos, apenas facilita a cooperação entre países. O país solicitante define o valor legal do alerta e autoriza suas autoridades a realizar a prisão.

Avisos Vermelhos são emitidos para fugitivos procurados para julgamento ou para cumprir pena por crimes graves de direito comum, como homicídio, estupro e fraude. O alerta não pode ser emitido para infrações de natureza privada, administrativa ou culturalmente controversas, como adultério, prostituição ou multas de trânsito, salvo se houver conexão com crime grave ou organizado.

Antes da emissão, cada pedido é revisado por uma Força-Tarefa especializada da Interpol, que avalia se está em conformidade com as regras e decide pela emissão ou cancelamento do alerta.


Com informações da Assessoria
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *