Na tarde desta sexta-feira (7), um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional causou instabilidades no Pix, o sistema de transferências instantâneas. Algumas instituições financeiras e usuários enfrentaram dificuldades para realizar transações. O Banco Central (BC) informou que a situação está sendo resolvida e a normalização está em andamento.
Em comunicado oficial, o BC, responsável pela administração do Pix, esclareceu que o problema não afetou seus próprios sistemas, mas atingiu a rede que conecta as instituições financeiras ao Banco Central. A nota explicou que “os sistemas do BC funcionam normalmente” e que, devido a falhas na Rede do Sistema Financeiro Nacional, alguns participantes tiveram dificuldades de acesso. Contudo, os planos de contingência foram acionados e a situação está voltando ao normal.
Reclamações dos Usuários
De acordo com o site Down Detector, que monitora queixas em tempo real, os usuários começaram a relatar problemas com o Pix pouco após 12h30. O maior pico de reclamações foi registrado às 13h17, com 1.519 queixas apenas naquele minuto. Após esse momento, o número de queixas diminuiu, ficando em 172 às 14h17. Em média, o site costuma registrar uma reclamação por minuto sobre o serviço.
Os usuários das seguintes instituições financeiras relataram dificuldades para usar o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander, Sicoob, entre outros.