PMAM homenageia tropa da Guerra de Canudos e concede medalhas a servidores da Segurança Pública

A Polícia Militar do Amazonas realizou solenidade em homenagem ao retorno da tropa da Guerra de Canudos, concedendo medalhas a oficiais, praças e autoridades que se destacaram na Segurança Pública.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite de quinta-feira (11/12), solenidade em homenagem ao retorno da tropa da PMAM da Guerra de Canudos. Durante o evento, realizado na sede do Comando-Geral, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, foram entregues três tipos de medalhas a oficiais, praças e autoridades que se destacaram no serviço à sociedade amazonense.

Honrarias concedidas

Na cerimônia, foram entregues as tradicionais Medalhas Ação Policial e Cândido Mariano, concedidas anualmente durante a solenidade alusiva à campanha de Canudos. Pela primeira vez, também foi entregue a Medalha Ordem do Mérito, destinada a servidores da Segurança Pública que se destacaram no exercício de suas funções, com três graus de distinção: faixa, grã-colar e distinção.

Entre os agraciados, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinicius Almeida, e o delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, receberam a Ordem do Mérito no grau mais alto, de faixa. Outras autoridades foram homenageadas nos graus grã-colar e distinção.

Importância da solenidade

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou a relevância do evento:
“Reverenciar Canudos é reconhecer que aquele espírito permanece vivo em cada policial militar que veste esta farda. Assim como em 1897, a PMAM enfrenta desafios diários com determinação, preparo e sentido de dever. Este ano, alcançamos resultados históricos no combate ao crime, reflexo da atuação incansável da tropa”, afirmou.

Participação de autoridades

O evento contou com a presença do subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi; do Chefe do Estado-Maior Geral, coronel PM Bruno Azevedo; e de outras autoridades militares e civis.

Guerra de Canudos e participação do Amazonas

O conflito ocorreu entre 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897, em Canudos, Bahia, mobilizando cerca de 12 mil militares de 17 estados. O então governador do Amazonas, Fileto Pires Ferreira, enviou 24 oficiais e 249 praças do 1° Batalhão de Infantaria, comandados pelo tenente-coronel Cândido Mariano.

Memorial e legado histórico

O Museu Tiradentes, localizado no Palacete Provincial, no centro de Manaus, preserva a memória da participação da PMAM na Guerra de Canudos. Entre os itens, está a Bandeira Brasileira bordada em ouro e prata por senhoras da sociedade paraense, entregue aos policiais amazonenses em homenagem aos heróis mortos na Bahia.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.