A Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, realizou nesta terça-feira (6/1) uma operação simultânea em três zonas da cidade — Norte, Sul e Leste — para fiscalizar veículos estacionados irregularmente, com foco em filas duplas e calçadas que prejudicam a segurança de pedestres e a fluidez do trânsito.
Durante a fiscalização, 13 veículos foram autuados na zona Oeste. Após orientação dos agentes sobre os riscos do estacionamento irregular, os proprietários removeram os veículos das vias.
A operação concentrou-se em corredores estratégicos, onde há maior incidência de obstrução das faixas de circulação, especialmente com veículos estacionados em fila dupla ou sobre calçadas. Essas práticas comprometem a mobilidade urbana e aumentam o risco para pedestres.
De acordo com Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU, a ação tem caráter educativo e preventivo, mas também envolve fiscalização rigorosa.
“Nosso objetivo é garantir o direito de ir e vir do pedestre com segurança e melhorar a fluidez do trânsito. Estacionar em calçadas ou em fila dupla prejudica toda a mobilidade urbana e coloca vidas em risco. Essas ações são necessárias para organizar o espaço viário e conscientizar os condutores”, disse Ventilari.
O IMMU informou que operações semelhantes devem continuar de forma periódica em outras áreas da cidade, como parte do plano permanente de ordenamento do trânsito em Manaus.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.





