Primeiro lançamento comercial de veículo espacial no Brasil ocorre hoje

Foguete transportará satélites para órbita baixa da Terra. Janela de lançamento vai de 16 a 22 de dezembro.

O foguete Hanbit-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, será lançado nesta quarta-feira (17), às 15h45, do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A operação terá janela de lançamento entre 16 e 22 de dezembro.

A missão, chamada Operação Spaceward, envolve cerca de 400 profissionais brasileiros e sul-coreanos. Trata-se do primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional.

O veículo tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e pesa 20 toneladas. Ele levará satélites à órbita baixa da Terra (LEO), a aproximadamente 300 km de altitude, com inclinação de 40 graus.

É um marco que demonstra nossa maturidade técnica e insere o Brasil no mercado global de lançamentos comerciais. Alcântara se firma como um polo estratégico espacial, atraindo investimentos, empresas e inovação. É um passo significativo para o futuro do Brasil no espaço”, disse o chefe da Divisão de Operações do CLA, Major Engenheiro Robson Coelho de Oliveira.

Dentro da coifa, o foguete transporta oito cargas úteis: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais. A propulsão é híbrida, utilizando combustível sólido e líquido.

O lançamento marca a inserção do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, com o Centro de Lançamento de Alcântara funcionando como polo estratégico para atração de investimentos e inovação tecnológica.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus