Mohamed Salah segue escrevendo seu nome entre os maiores da história do futebol africano. Na vitória por 3 a 0 do Egito sobre Djibuti, na quarta-feira (8), pelas Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2026, o craque do Liverpool alcançou um feito inédito: tornou-se o maior artilheiro de todos os tempos da competição.
Com os dois gols marcados no confronto, Salah chegou a 20 gols em Eliminatórias Africanas, ultrapassando ícones como Didier Drogba, Islam Slimani e Samuel Eto’o. A vitória também garantiu a classificação antecipada da seleção egípcia para o Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
A nova marca coloca Salah de forma isolada no topo da artilharia histórica da fase classificatória do continente:
Maiores artilheiros da história das Eliminatórias Africanas:
- Mohamed Salah (Egito) – 20 gols
- Didier Drogba (Costa do Marfim) e Slimani (Argélia) – 18 gols
- Samuel Eto’o (Camarões) – 17 gols
- Moumouni Dagano (Burkina Faso) – 12 gols
Aos 33 anos, o camisa 10 da seleção egípcia vive grande fase. Nesta edição das Eliminatórias, já soma nove gols em nove jogos, além de duas assistências — números que o colocam na liderança da artilharia, à frente de Doumbia (Mali) e Bouanga (Gabão), ambos com oito gols.
Pela seleção nacional, o desempenho de Salah também impressiona. Até agora, são 63 gols e 34 assistências em 108 partidas com a camisa do Egito. Com a classificação garantida, ele caminha para disputar sua segunda Copa do Mundo, depois de ter representado o país no Mundial da Rússia, em 2018.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Getty Images