O príncipe William, herdeiro do trono britânico, desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3), para uma visita oficial com foco em meio ambiente, antes de seguir para Belém (PA), sede da COP30, conferência climática da ONU, que acontece de 10 a 21 de novembro.
A visita inclui a cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot, no Museu do Amanhã, na quarta-feira (5/11). O prêmio concede um milhão de libras para cinco projetos ambientais inovadores. O príncipe também participará da Cúpula United for Wildlife, que trata de crimes ambientais, como desmatamento ilegal, garimpo e tráfico de animais silvestres, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Interpol, ONU e Polícia Federal.
Em sua agenda no Rio, William terá encontros com comunidades locais, líderes indígenas e investidores, além de visitar projetos ambientais e locais emblemáticos da cidade, segundo o Palácio de Kensington. A programação inclui ainda fóruns e eventos ligados à inovação climática e preservação da biodiversidade.
Após a passagem pelo Rio, o príncipe seguirá para Belém, onde representará o Rei Charles III na Cúpula de Líderes Mundiais da COP30. Ele fará discursos e reuniões bilaterais sobre políticas climáticas e proteção ambiental.
A visita ocorre em um momento de destaque do Brasil em agendas internacionais sobre mudanças climáticas e preservação da biodiversidade, reforçando a participação do país no debate global sobre meio ambiente, sustentabilidade e combate a crimes ambientais.
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus



