Professor do MIT morto em casa é apontado como vítima de atirador da Universidade Brown

Polícia atribui morte de Nuno Loureiro a suspeito que matou dois estudantes na Universidade Brown
Foto: Jake Belcher/MIT via AP

A polícia dos Estados Unidos concluiu nesta sexta-feira (19), que o português Claudio Neves Valente, de 48 anos, é o responsável pela morte do professor Nuno Loureiro, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Valente também é apontado como autor do ataque ocorrido dois dias antes na Universidade Brown, em Rhode Island.

No sábado, o suspeito abriu fogo contra estudantes da Brown, em Providence, matando duas pessoas e deixando nove feridas. Na terça-feira, Nuno Loureiro foi encontrado baleado em sua residência, em Brookline, região metropolitana de Boston, a cerca de 50 quilômetros de Providence. Ele foi levado a um hospital, onde morreu na manhã seguinte.

De acordo com as autoridades, há indícios de que Valente e Loureiro tenham estudado na mesma universidade em Lisboa. Segundo o jornal português Público, Valente mudou-se para os Estados Unidos há mais de 20 anos para cursar Física na Brown, mas abandonou a graduação. O suspeito foi encontrado morto na quinta-feira (18). A motivação dos ataques ainda é investigada.

Quem foi Nuno Loureiro

Nuno Loureiro tinha 47 anos, era natural de Viseu, em Portugal, e formou-se em Física pelo Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, no ano 2000. Concluiu o doutorado no Imperial College London, em 2005.

Desde 2016, atuava como professor de Ciência e Engenharia Nuclear e de Física no MIT. Em maio de 2024, assumiu a direção do Centro de Ciência do Plasma e Fusão, um dos principais laboratórios da instituição.

Segundo o MIT, sua pesquisa era voltada ao estudo do comportamento do plasma e ao desenvolvimento de dispositivos de fusão nuclear, com foco em fontes de energia sem emissão de carbono. Em entrevista à universidade, Loureiro afirmou que a energia de fusão poderia alterar o futuro da humanidade.

Ao longo da carreira, recebeu prêmios como o Thomas H. Stix Award, da Sociedade Americana de Física, o ANS Faculty PAI Outstanding Professor e o NSF CAREER Award, todos em 2017.

Em obituário publicado pelo Público, o físico Luís Oliveira e Silva afirmou que Loureiro deixou impacto duradouro na ciência, na formação de estudantes e nas instituições pelas quais passou. Nuno Loureiro deixa a esposa e três filhas.

Ataque na Universidade Brown

O assassinato do professor ocorreu após o ataque a tiros na Universidade Brown, durante o período de exames finais do semestre. Entre os mortos está Ella Cook, estudante de 19 anos, vice-presidente do grupo Republicanos da universidade, e Mukhammad Aziz Umurzokov, calouro de 18 anos, estudante de bioquímica e neurociência, cuja família imigrou do Uzbequistão para os Estados Unidos.

A Universidade Brown integra a Ivy League, grupo que reúne algumas das instituições mais tradicionais do país, como Harvard, Yale e Princeton.

 

Com informações do G1*

Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus