O Programa Zona Franca de Portas Abertas iniciou a agenda de outubro com visita de 15 alunos do Centro Universitário do Norte (Uninorte) ao Porto Chibatão, em Manaus, na manhã do último sábado (11). O objetivo da atividade foi apresentar aos estudantes as operações logísticas, serviços de cabotagem e processos administrativos do porto privado.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história do Porto Chibatão, receber informações sobre o grupo Chibatão e acompanhar atividades de carga e descarga de contêineres, conhecendo de perto as operações logísticas e administrativas do porto. A professora Maria Alana Julião destacou a importância da atividade para complementar a formação acadêmica.
“Esse programa coordenado pela Suframa tem contribuído de forma significativa para complementar o conteúdo teórico passado em sala de aula. A visita técnica possibilita aos alunos uma visão real e prática do setor logístico-portuário, mostrando como as atividades precisam funcionar de forma integrada”, disse a professora Maria Alana Julião, Uninorte.
O Porto Chibatão é responsável pelo recebimento da maior parte dos insumos destinados à produção de bens da Zona Franca de Manaus, incluindo alimentos, vestuário, medicamentos e materiais de construção. Também atua como principal ponto de escoamento dos produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM), que entre janeiro e agosto deste ano registrou faturamento de R$ 147,69 bilhões (US$ 26,11 bilhões), com destaque para motocicletas, monitores LCD, condicionadores de ar, bicicletas elétricas e relógios.
Com informações da Assessoria.
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus