Alunos do Colégio Palas Atena, em Manaus, participam do projeto Estante Mágica, que permite que crianças do Infantil ao 5º ano escrevam e ilustrem seus próprios livros, promovendo leitura, escrita e protagonismo infantil.
O projeto Estante Mágica transforma estudantes em autores, com direito a capa, ilustrações e lançamento oficial das obras. A iniciativa busca estimular não apenas o gosto pela leitura, mas também a criatividade, a autoconfiança e o protagonismo dos alunos.
Segundo o coordenador do projeto, professor Jhony Abreu, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais, organizando melhor as ideias, se expressando com mais criatividade e percebendo-se como protagonistas do próprio aprendizado.
Na turma 521, os alunos produzem livros em inglês por meio do Programa Bilíngue conduzido pela professora Nathália. Entre eles, a aluna Valentina Bindá, de 11 anos, escreveu o livro “Beating the Fear” – Vencendo o Medo.
A psicóloga Cláudia Oliveira afirma que a experiência de se ver como autor impacta positivamente o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, fortalecendo autoestima, autonomia e prazer de aprender.
Para o diretor do colégio, professor Paulo Ribeiro, o projeto está alinhado à filosofia de formação integral do Palas Atena e se conecta a outras iniciativas da escola, como robótica educacional, Olimpíadas Escolares e intercâmbios culturais.
A bibliotecária Nadla de Oliveira observa que o projeto desperta o amor pela leitura, permitindo que os alunos se reconheçam como indivíduos com voz e imaginação próprias.
O lançamento oficial dos livros será nesta quinta-feira (13/11), às 18h, no Auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Serão apresentados 184 livros produzidos por estudantes de 3 a 10 anos, com o tema “Moda & Modos”, abordando comportamento, identidade, diversidade, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.





