A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quarta-feira (05/11), uma audiência pública para discutir o planejamento orçamentário de 2026, com foco na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
O debate foi promovido pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Finanças, Economia e Orçamento, e contou com a presença da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), que apresentou o planejamento elaborado pelo Executivo Municipal.
De acordo com o Projeto de Lei nº 682/2025, o orçamento previsto para o exercício de 2026 é de R$ 12 bilhões. Já o PL nº 683/2025 define as diretrizes e metas do PPA, que norteará os investimentos da Prefeitura de Manaus nos próximos quatro anos.
A subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, destacou que as prioridades foram definidas com base na consulta popular feita pelo portal Integrar Participativo e em áreas estratégicas como educação e saúde.
As prioridades foram definidas a partir das demandas da população e das áreas que mais necessitam de investimento. Esse diálogo é essencial para garantir uma gestão pública participativa e eficiente”, afirmou Karliley.
O presidente da CCJR, vereador Gilmar Nascimento (Avante), ressaltou que o processo orçamentário segue as normas da Constituição Federal, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orgânica do Município, reforçando o compromisso com a transparência.
A proposta orça o município em mais de R$ 12 bilhões e mostra quanto a prefeitura pretende arrecadar e como vai investir. Agora seguimos para os pareceres e emendas, garantindo mais participação e controle social”, explicou o parlamentar.
Participaram também da audiência os vereadores Marcelo Serafim (PSB), presidente da Comissão de Finanças; Paulo Tyrone (PMB); Sérgio Baré (PRD); e Zé Ricardo (PT), além de técnicos da Semef e representantes da sociedade civil.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus




