Fiéis participaram, na manhã desta quarta-feira, 18, das celebrações de Quarta-feira de Cinzas em igrejas de Manaus. A data marca o início do período da Quaresma no calendário cristão e também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Igreja Católica em todo o país.
Neste ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”. A proposta é incentivar reflexões e ações voltadas ao direito à habitação, um desafio social que ainda afeta milhares de brasileiros, especialmente em áreas urbanas marcadas pela falta de infraestrutura adequada.
Durante as missas realizadas na capital amazonense, houve cânticos, orações e o tradicional rito da imposição das cinzas sobre os fiéis. Para os católicos, a Quaresma é um período de preparação para a Páscoa, marcado por práticas como jejum, oração e caridade. A tecnóloga naval Suellen Gato afirmou que a expectativa para o período é de fortalecimento espiritual.
“Eu aguardo nessa Quaresma renovação da fé, amor, humildade, oração, jejum e esmola”, disse.
O padre Luiz Marcolino destacou que a escolha do tema da campanha chama atenção para a realidade de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade habitacional.
“Há muitos irmãos que hoje ainda vivem nas ruas ou em lugares que não são dignos. Quando chove, inunda. Que todas as pessoas tenham moradia”, afirmou.
A programação da Campanha da Fraternidade segue ao longo da Quaresma, com celebrações e atividades nas comunidades católicas de Manaus e do interior do estado.
Com Informações do G1 Amazonas
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






