Queda de até 65% nos roubos marca o Carnaval 2026 no AM

Balanço aponta redução nos crimes patrimoniais e aumento de 67% nas apreensões de drogas durante o período festivo

O Carnaval 2026 registrou redução expressiva nos principais indicadores criminais no Amazonas. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os roubos caíram 65,38% entre os dias 14 e 18 de fevereiro, na comparação com o mesmo período do Carnaval de 2025.

Os furtos apresentaram queda de 51,18%. Já os roubos e furtos de veículos diminuíram 53,85% e 34,62%, respectivamente. O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, atribuiu os resultados ao planejamento das forças de segurança e ao uso de tecnologia.

“Esse ano, ao contrário dos demais, não só registramos reduções dos índices criminais como a Polícia Militar e a Polícia Civil bateram recorde de apreensões, principalmente, de drogas”, afirmou.

Nos crimes contra a vida, não houve registros de latrocínio, feminicídio ou lesão corporal seguida de morte no período analisado. Também foram contabilizados dois homicídios a menos em relação ao Carnaval do ano anterior.

Enquanto os índices de violência recuaram, as apreensões de entorpecentes cresceram. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, Klinger Paiva, foram apreendidas 1,1 tonelada de drogas, entre maconha e cocaína — aumento de 67% em comparação com 2025.

“Tivemos reforço das ações nos eventos carnavalescos e mantivemos as ações de policiamento convencional”, declarou o comandante.

No trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas registrou queda de 44% nos testes positivos de alcoolemia. Foram realizados mais de 12 mil testes, com 214 resultados positivos. Segundo o diretor-presidente do órgão, David Fernandes, a intensificação das fiscalizações foi estratégica.

“A intensificação das fiscalizações durante o período de Carnaval foi fundamental para evitar sinistros causados por embriaguez ao volante”, afirmou.

As ações da Operação Carnaval mobilizaram cerca de 4 mil policiais em Manaus e no interior do estado.

 

Com informações da SSP-AM

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus