Manaus (AM) – Com uma trajetória consolidada na advocacia amazonense, a advogada Elaine Benayon oficializou sua candidatura ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) nesta segunda-feira (14), sendo a primeira a se inscrever no processo seletivo do Quinto Constitucional, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM).
A vaga, destinada à advocacia, será preenchida por meio da formação de uma lista sêxtupla que será enviada ao TJAM, após a aposentadoria do desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira. Conforme previsto no edital publicado em 2 de outubro, os primeiros inscritos têm direito à escolha do número de candidatura, e Elaine optou pelo número 10.
Com 25 anos de experiência, Elaine Benayon é reconhecida por sua atuação destacada no Direito de Família e Sucessões. Em 2023, ganhou notoriedade nacional ao concorrer à vaga do Quinto Constitucional no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo a única mulher da região Norte a participar daquele processo, com forte destaque em sua defesa oral.
“Preencho todos os requisitos exigidos pelo edital e hoje dou início oficial à minha campanha. Quero colocar minha experiência a serviço do Tribunal de Justiça do Amazonas, com ética, técnica e um olhar especial para os direitos das mulheres, sem perder de vista a justiça para todas as pessoas, independentemente de idade ou condição”, afirmou a candidata.
Sobre a Candidata
Elaine Benayon é natural de Manaus, tem 49 anos, é casada e mãe de três filhas. Graduada em Direito pelo CIESA (1999), possui especialização em Direito Civil e Processual Civil pela UCAM (2002) e mestrado em Direito pela Universidade La Salle (UNILASALLE/2022). Prestou juramento à OAB-AM em 2000 e atua, desde então, na advocacia privada.
Ela também é professora universitária, com 18 anos dedicados ao CIESA e, atualmente, leciona na Faculdade LaSalle. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/AM). É autora do livro “Legitimação da Homoparentalidade e Adoção”, e mediadora formada na Argentina pelo Institut Universitaire Kurt Bosch.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.