Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio concorrem a prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025

Os árbitros brasileiros Raphael Claus (Fifa/SP) e Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) estão entre os 25 indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025, concedido pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O resultado será divulgado no dia 10 de dezembro.

A lista divulgada pela IFFHS inclui juízes de 25 países. Claus e Wilton representaram o Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e estão pré-selecionados para o Mundial de 2026.

Entre as mulheres, a árbitra Edina Alves (Fifa/SP) também figura entre as candidatas. Ela é a única representante brasileira na categoria feminina e acumula experiência em Copa do Mundo Feminina, Jogos Olímpicos, Mundial de Clubes e Copa Libertadores. Edina também é a mulher que mais apitou partidas na Série A do Campeonato Brasileiro.

O júri responsável pela escolha é composto por especialistas de 120 países.

Indicados ao prêmio

Categoria masculina – principais nomes:
Szymon Marciniak (Polônia), Michael Oliver (Inglaterra), Clément Turpin (França), Istvan Kovacs (Romênia), José María Sánchez Martínez (Espanha), Dario Herrera (Argentina), Esteban Ostojich (Uruguai), Piero Maza (Chile), Raphael Claus (Brasil) e Wilton Pereira Sampaio (Brasil), entre outros.

Categoria feminina – principais nomes:
Stephanie Frappart (França), Marta Huerta de Aza (Espanha), Maria Sole Ferrieri Caputi (Itália), Katalin Kulcsar (Hungria), Tess Olofsson (Suécia) e Edina Alves (Brasil).

Trajetória e reconhecimento

A IFFHS é a entidade responsável por rankings e premiações internacionais de desempenho no futebol. Desde a criação da categoria de arbitragem, o Brasil já teve representantes entre os finalistas, mas nunca conquistou o título principal.

O resultado deste ano pode marcar a primeira vitória brasileira na categoria masculina e reforçar a consolidação de Edina Alves entre as principais árbitras do futebol mundial.

Por Victoria Medeiros da redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *