A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou 4.495 atendimentos na rede estadual de urgência e emergência durante o feriado de Natal, em Manaus, conforme dados do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges).
Durante o feriado de Natal, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) contabilizou 4.495 atendimentos na rede estadual de urgência e emergência da capital. Os dados são do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges), por meio do aplicativo Saúde em Tempo Real, do Governo do Amazonas.
A rede estadual manteve 25 unidades em funcionamento contínuo, incluindo seis prontos-socorros, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), todas operando 24 horas ao longo do feriado e do ponto facultativo.
Entre 0h e 23h59 do dia 25 de dezembro, os prontos-socorros registraram 102 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, sendo 78 envolvendo motocicletas e seis acidentes com carros. No mesmo período, as maternidades estaduais contabilizaram 54 nascimentos. Também foram realizadas 72 cirurgias em diferentes especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular e neurocirurgia.
A SES-AM também garantiu quatro remoções por meio do serviço de UTI aérea para pacientes de municípios do interior, assegurando o encaminhamento para atendimento especializado na capital, conforme a necessidade clínica.
Na sexta-feira (26/12), a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, visitou unidades hospitalares da rede estadual. Segundo a gestora, o plano operacional adotado para o feriado garantiu o funcionamento integral dos serviços, com equipes de plantão, abastecimento de medicamentos e insumos, revisão de fluxos assistenciais e centros cirúrgicos em atividade.
De acordo com a secretária executiva de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, os atendimentos ocorreram dentro da normalidade, conforme o Plano Tático Operacional da Assistência, que orienta o funcionamento da rede estadual em períodos de maior demanda. Ela destacou o alinhamento prévio com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) e o acompanhamento das escalas das equipes e da capacidade instalada das unidades.
Atendimento remoto de baixa urgência
Segundo a SES-AM, 58% dos atendimentos registrados durante o Natal foram classificados como de baixa ou pouca urgência. Para esses casos, a secretaria orienta a utilização do aplicativo Saúde AM Digital, que permite consultas médicas remotas com clínicos gerais.
O serviço conta com cerca de dez mil médicos disponíveis 24 horas por dia. Após baixar o aplicativo no celular, o usuário pode acessar o atendimento sem a necessidade de deslocamento até unidades de urgência.
Cirurgias eletivas durante o feriado
Durante o feriado, a SES-AM também manteve o mutirão de cirurgias eletivas do programa Opera+ Amazonas. No Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, no Complexo Hospitalar Zona Norte, foram realizadas 258 cirurgias em um único dia, incluindo procedimentos de catarata, dermatologia, cirurgia geral, ginecológica e proctológica. As ações também ocorreram em outras unidades da rede, como a Fundação Hospital Adriano Jorge.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






