A Semana da Consciência Negra do TRE-AM terminou nesta quarta-feira (19/11) com uma roda de capoeira conduzida pela Associação Cultura Brasil de Capoeira. A atividade ocorreu na sede do tribunal e integrou a programação voltada ao combate ao racismo e à valorização da cultura afro-brasileira.
A programação incluiu ações educativas e culturais que reforçaram a relevância da história e das contribuições do povo negro na formação social do país. A roda de capoeira resgatou elementos de identidade e resistência associados à prática, criada por africanos escravizados no Brasil.
A servidora do TRE-AM Elisbete Araújo, responsável pela organização da Semana da Consciência Negra, destacou o propósito e o impacto da iniciativa.
“A programação foi planejada com muito cuidado para enaltecer a história e a contribuição das pessoas negras no Brasil, reforçando o compromisso institucional com a promoção da igualdade racial e a valorização das tradições que ajudam a construir a identidade do povo brasileiro”, disse Elisbete.
Capoeira e cultura
Servidores que acompanharam o evento destacaram que a semana foi organizada para ampliar o debate sobre igualdade racial. Mestres envolvidos na apresentação afirmaram que a capoeira aproxima o público de reflexões sobre preconceito, respeito e diversidade.
A ação marcou o encerramento das atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra no TRE-AM. A programação foi realizada ao longo da semana com eventos abertos a servidores e visitantes.
Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






