Com ações integradas das Polícias Militar e Civil, reforço tecnológico e investimentos estratégicos, os roubos a residências em Manaus caíram mais de 86% em 2025, alcançando o menor índice dos últimos 14 anos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e consideram o período de janeiro a outubro.
Conforme informações do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), em 2011, a capital amazonense registrou 1.392 casos de roubo a residências nos dez primeiros meses do ano. Neste ano, o número caiu para 182 ocorrências, demonstrando uma redução expressiva em relação à série histórica.
“O que temos aqui é o menor número de roubos a residências dos últimos 14 anos. Esse resultado é fruto do trabalho das nossas Polícias Militar e Civil, aliado às tecnologias empregadas pela Secretaria de Segurança. Mas não estamos satisfeitos: nosso objetivo é garantir cada vez mais segurança à população”, afirmou o secretário Vinícius Almeida.
Reduções consecutivas
Desde a implantação do Programa Amazonas Mais Seguro, em 2021, os índices vêm caindo continuamente. Em 2022, foram 587 casos; em 2023, 398; e em 2024, 296. Em 2025, a redução chegou a 183 registros. A queda foi observada em todas as zonas da capital: 54% na zona leste, 43% nas zonas centro-oeste e centro-sul, e 34% na zona norte.
Investimentos e tecnologia
Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1,16 bilhão em Segurança Pública, incluindo armamentos, munições e contratação de 2,8 mil novos servidores. Além disso, tecnologias como o sistema Paredão, inicialmente voltado a roubos de veículos, passaram a apoiar o combate a outros crimes, como roubos e homicídios.
Desde junho de 2025, o sistema Paredão foi incorporado a novas viaturas que operam na capital e em 61 municípios do estado, junto a câmeras de reconhecimento facial, ampliando o monitoramento e a prevenção.
Todos esses investimentos e medidas estratégicas contribuíram para otimizar o trabalho policial e consolidar uma redução histórica nos indicadores criminais, incluindo crimes contra a vida e roubos ao patrimônio.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






