Saiba como a Copa do Brasil pode redefinir vagas brasileiras em competições internacionais

A reta final da Copa do Brasil pode provocar mudanças importantes na distribuição das vagas para torneios continentais de 2026. Cruzeiro e Corinthians abrem a semifinal nesta quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, e o resultado da competição será determinante para o desenho final dos classificados à Libertadores e à Copa Sul-Americana.

A definição das vagas depende diretamente do campeão. Isso porque Cruzeiro e Fluminense já estão assegurados na Libertadores em razão da campanha no Brasileirão. Caso um deles conquiste também a Copa do Brasil, o G7 da liga nacional se transforma em G8, o que muda o destino de equipes como São Paulo e Botafogo.

Nesse cenário, o Botafogo deixaria a pré-Libertadores e avançaria diretamente para a fase de grupos. O São Paulo, por sua vez, seria deslocado para os playoffs, abrindo espaço para que o Vasco disputasse a Copa Sul-Americana. Atualmente, estão garantidos na Sul-Americana: São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Santos e Corinthians. Se o Vasco vencer a Copa do Brasil, passa a integrar o grupo de brasileiros na Libertadores. Em caso de eliminação na semi ou derrota na final, o time disputará a Sul-Americana.

O Corinthians, que terminou o Brasileirão em 13º lugar, tem vaga assegurada na fase de grupos da Sul-Americana. Mas, se levantar a Copa do Brasil, passa automaticamente à Libertadores, juntando-se a Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo e Bahia.

Cenários possíveis

Se Cruzeiro ou Fluminense forem campeões:

  • Libertadores (fase de grupos): Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Botafogo

  • Libertadores (playoffs): Bahia e São Paulo

  • Sul-Americana: Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos, Corinthians e Vasco

Se Corinthians vencer:

  • Libertadores (fase de grupos): Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians

  • Libertadores (playoffs): Botafogo e Bahia

  • Sul-Americana: São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos e Vasco

Se Vasco vencer:

  • Libertadores (fase de grupos): Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Vasco

  • Libertadores (playoffs): Botafogo e Bahia

  • Sul-Americana: São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos e Corinthians

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Lucas Figueiredo/CBF