O Governo do Amazonas, representado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou nesta quinta-feira (11/12) da 321ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), reforçando a defesa do Polo de Ar-Condicionado e celebrando a aprovação de 61 novos projetos industriais e de serviços na Zona Franca de Manaus.
Os 61 projetos aprovados contemplam 29 de implantação e 32 de diversificação, somando R$ 1,194 bilhão em investimentos, com previsão de faturamento de R$ 5,59 bilhões e geração de 2.290 postos de trabalho diretos, evidenciando a relevância estratégica da Zona Franca de Manaus para a economia nacional.
Desafios na produção de compressores
Representando o governador Wilson Lima, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, voltou a levantar um desafio recorrente nas reuniões do CAS: a produção nacional de compressores, essencial para o cumprimento do Processo Produtivo Básico (PPB) das fabricantes de ar-condicionado instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Apesar do crescimento do setor — de 5,9 milhões de aparelhos produzidos em 2024 para 6,3 milhões em 2025 — a capacidade da única fornecedora nacional de compressores, a Tecumseh, não acompanhou o ritmo de expansão.
“O Polo de Ar-Condicionado cresceu, fabricando 400 mil aparelhos a mais que no ano passado. Porém, a empresa responsável pelos compressores não ampliou sua produção, o que compromete o cumprimento do PPB e pode gerar prejuízos ao setor. Peço que o Ministério encaminhe uma solução definitiva para esse problema”, afirmou Serafim Corrêa.
O secretário destacou ainda que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) já analisa a questão, mas reforçou a urgência de uma decisão para preservar a competitividade das empresas instaladas em Manaus.
Posicionamento do MDIC
O secretário-executivo do MDIC e presidente da reunião, Márcio Elias Rosa, reconheceu que a solução pactuada com as fabricantes de ar-condicionado vale apenas para 2025, reforçando que o desafio retornará em 2026.
“O acordo atual é válido apenas para este ano. Já conversei com todas as fabricantes e estou buscando uma solução que contemple o próximo período, evitando prejuízos ao desenvolvimento das atividades”, afirmou Rosa.
Apoio histórico ao Polo
Serafim Corrêa agradeceu ainda o apoio do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Zona Franca de Manaus, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com a manutenção e o crescimento do Polo de Ar-Condicionado.
A reunião contou com representantes do MDIC, da Suframa, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), conselheiros, autoridades políticas e entidades do setor produtivo.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






