A seleção brasileira masculina de handebol segue com aproveitamento total no Campeonato Sul-Centro Americano, disputado em Assunção, no Paraguai. Em menos de 24 horas, o Brasil conquistou duas vitórias e manteve a invencibilidade na competição, que distribui quatro vagas para o Mundial do próximo ano, na Alemanha.
Na tarde desta terça-feira (20), a equipe brasileira venceu o Uruguai por 33 a 25, em uma partida marcada pelo equilíbrio durante boa parte do tempo. O primeiro tempo terminou empatado em 13 a 13, refletindo o ritmo intenso e as alternâncias no placar entre as duas seleções.
Após o intervalo, o confronto continuou disputado, com vantagem mínima para um lado ou outro até a reta final. A cerca de 12 minutos do encerramento, o Brasil conseguiu aumentar a eficiência ofensiva e abriu diferença no placar, garantindo a vitória por oito gols.
“Começamos um pouco bloqueados no ataque, mas no segundo tempo melhoramos na defesa e na pontaria. Sofremos um pouco, mas no final conseguimos a vitória e mais dois pontos”, avaliou o goleiro Rangel da Rosa após o segundo triunfo brasileiro no torneio. “Agora contra o Chile, uma grande equipe, teremos de estar muito concentrados para começar jogando melhor do que hoje, para não complicarmos as coisas”, completou.
Na estreia, realizada na véspera, a seleção brasileira havia superado o Paraguai com ampla vantagem: 40 a 18. Atual bicampeã da competição, com títulos conquistados em 2015 e 2024, a equipe busca o terceiro troféu consecutivo no Sul-Centro Americano.
O próximo compromisso do Brasil está marcado para esta quarta-feira (21), às 15h30 (horário de Brasília), diante do Chile. Os chilenos venceram o Uruguai na primeira rodada e ainda entram em quadra na noite desta terça-feira (20) para o segundo jogo no torneio.
Além de Brasil, Uruguai e Chile, a competição conta com Argentina, Peru e Paraguai. O regulamento prevê confronto direto entre todas as seleções, e as quatro melhores colocadas ao final garantem vaga no Campeonato Mundial.
As partidas do Sul-Centro Americano têm transmissão ao vivo pela internet, no canal da Confederação Sul e Centro Americana de Handebol (Handball SC America), no YouTube.
Próximos jogos
TERÇA-FEIRA (20)
18h – Peru x Chile
20h30 – Paraguai x Argentina
QUARTA-FEIRA (21)
15h30 – Brasil x Chile
18h – Paraguai x Peru
20h30 – Argentina x Uruguai
SEXTA-FEIRA (23)
15h30 – Brasil x Peru
18h – Argentina x Chile
0h30 – Paraguai x Uruguai
SÁBADO (24)
15h30 – Uruguai x Peru
18h – Chile x Paraguai
20h30 – Brasil x Argentina
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Reprodução Instagram/handballsca






