Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Instituto Mamirauá, sediado em Tefé (AM), realiza a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento de alcance nacional coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Nesta edição, o tema central — “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” — propõe uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos na mitigação dos efeitos climáticos.
A programação ocorre na sede do Instituto, das 8h às 11h e 14h às 17h, com entrada gratuita e aberta ao público até 16h30. O evento reúne exposições, oficinas e atividades educativas que valorizam a ciência e os saberes locais, promovendo o diálogo entre a pesquisa científica e a cultura amazônica.
Os nossos rios deságuam nos oceanos… a natureza está interconectada. Neste Planeta Água, a Amazônia tem enorme importância para a regulação do clima. Será um evento muito interessante, dialogando com o público local por meio das pesquisas científicas em movimento”, ressaltou Bianca Darski, do Núcleo de Popularização da Ciência do Instituto Mamirauá.
Exposições e espaços de visitação
No Prédio de Pesquisas Terrestres e Coleções Biológicas, o público poderá conferir a mostra interativa “A Amazônia já foi mar”, que explica a origem geológica da região e suas transformações ao longo do tempo. No mesmo local, estarão as exposições “Rios de Saúde”, “Navegando pelas Mudanças Climáticas”, “Onças que caminham sobre as águas”, “Vitrine Mamirauá”, “Águas Inovadoras”, “Pequenos Inventores” (com trabalhos da Escola Piui Abacaxi) e “Torre de Fluxo na Escola – Reserva Mamirauá”, com a presença de estudantes da Comunidade São Raimundo do Jarauá.
No espaço Chapéu de PET, a exposição “Planeta Água” abordará a cultura oceânica e a relação entre as águas amazônicas e o oceano global. Já o Auditório da Biblioteca receberá o eixo “Águas Amazônicas”, com as mostras “Rios Voadores”, “Meninas e Mulheres na Ciência”, “Espaço Curumim” (coordenado pela Unip-Tefé), “Mangue, nossa casa, nossa vida!” e “Os Povos das Águas”.
O público poderá ainda visitar o acervo da Biblioteca Henry Walter Bates, além de participar de atividades educativas no Memorial Márcio Ayres, onde haverá entrega de brindes.
Popularização da ciência na Amazônia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o principal evento de popularização científica do Brasil, e em Tefé, tem como propósito aproximar a comunidade local das pesquisas realizadas pelo Instituto Mamirauá, centro de pesquisa vinculado ao MCTI, que há mais de 25 anos atua em pesquisa, manejo sustentável e extensão comunitária na Amazônia.
Com informações Assessorias de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus