De 21 a 23 de outubro, o município de Itacoatiara, no interior do Amazonas, sedia a 4ª edição do Seminário da Licenciatura em Ciências Agrárias (Selica), organizado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A ação propõe uma imersão em práticas e debates científicos com foco na formação docente e no impacto socioambiental da educação rural.
A programação do seminário será realizada no campus do IFAM em Itacoatiara nos dias 21 e 22, com a presença de estudantes da Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite e da Escola Estadual Professora Berezith Nascimento da Silva. Cada escola levará cerca de 50 alunos, além de professores e coordenadores.
No dia 23, o Selica expande suas atividades para áreas mais afastadas. Experimentos científicos e oficinas ocorrerão na Escola Municipal Professora Raimunda Auzier Moreira, no ramal do Muirapucuzinho (Comunidade Irmãos Unidos), e na Escola Municipal Indígena São José II, localizada na Terra Indígena Rio Urubu. É a primeira vez que o seminário chega a uma comunidade indígena.
“Vamos realizar com os alunos experimentos de química, física e biologia, que além de permitir que os alunos da licenciatura aprimorem habilidades na sua área de atuação, despertam o interesse do público pela ciência”, afirmou a doutora em Ciências e pesquisadora Kaline Ziemniczak, que coordena a ação.
A realização do evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I). O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico, especialmente em áreas fora da capital.
“A Fapeam já financiou duas outras edições do Selica e mais essa agora de 2025. A Fundação fornece um recurso essencial para a realização de um evento de qualidade, onde podemos adquirir os materiais necessários para realizar as ações de popularização da ciência”, completou Kaline, destacando a importância do suporte financeiro para a aquisição de equipamentos como kits didáticos e microscópios.
Para mais detalhes sobre o evento, programação completa e inscrições, acesse: Even3 Selica 2025
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Acervo da coordenadora da pesquisa, Kaline Ziemniczak