Durante o feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20/11), e o ponto facultativo na sexta-feira (21/11), os serviços essenciais funcionarão normalmente. A medida inclui áreas de saúde, segurança, assistência social, fundações hospitalares e espaços culturais, enquanto atividades administrativas e escolares retornam na segunda-feira (24/11).
Assistência social
O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) e a Casa Abrigo funcionarão 24h. Os PACs (São José, Via Norte, Compensa, Alvorada, Leste, Parque 10 e Studio 5) funcionarão até quarta-feira (19/11) e retomam atendimento na segunda-feira (24/11).
Cozinhas e restaurantes do programa Prato Cheio não funcionarão no feriado, mas estarão abertos no ponto facultativo. Os sete centros de convivência estarão fechados nos dias 20 e 21 de novembro.
Segurança
Centrais de flagrantes e delegacias especializadas em homicídios, crimes contra a mulher, proteção à criança e adolescente e apuração de atos infracionais funcionarão 24h. Delegacias de roubos e furtos atenderão registros de ocorrência, com opção de registro pela Delegacia Virtual.
A Polícia Militar manterá policiamento regular, e o Corpo de Bombeiros estará disponível pelo número 193.
Saúde
Unidades de urgência e emergência, incluindo prontos-socorros adultos e infantis, SPAs e UPAs, funcionarão 24h. Atendimento às grávidas e serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) seguirão normalmente.
Hospitais dos 61 municípios estarão em regime de plantão, com suporte de UTIs aéreas e ambulâncias terrestres.
Fundações hospitalares
Hospitais funcionarão para urgência e internação. Hemoam atenderá para coleta de sangue das 7h às 18h; FMT-HVD, FCecon, FHFM, Fhaj e Fhuam manterão serviços de urgência e procedimentos agendados conforme programação. Serviços ambulatoriais retornam na segunda-feira (24/11).
Atendimento ambulatorial
Unidades com consultas agendadas, como Caics, Caimis e Policlínicas, retomam atividades na segunda-feira.
Trânsito e educação
O Detran-AM não terá atendimento de 20 a 23/11. Escolas da rede estadual não terão aulas nem expediente administrativo, com retorno na segunda-feira.
Cultura
Espaços culturais terão horários diferenciados:
-
Teatro Amazonas: quinta (9h às 13h), sexta (9h às 17h)
-
Museu do Seringal: sexta (9h às 15h)
-
Galeria do Largo: quinta e sexta (15h às 20h)
-
Fechados de 20 a 22/11: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça, Palacete Provincial e Biblioteca Pública do Amazonas
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.





