Setor empresarial do Amazonas acelera uso da Inteligência Artificial na gestão corporativa

Evento reúne mais de 50 líderes empresariais em Manaus para discutir o uso estratégico da Inteligência Artificial na gestão corporativa e na tomada de decisões.

O setor empresarial amazonense está avançando na adoção da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta estratégica para tomada de decisão e eficiência operacional. Mais de 50 empresários, presidentes e diretores participaram, na última semana, do encontro “IA na Gestão: Desafios para a Alta Liderança”, promovido pela MB Consultoria, em Manaus.

O evento reuniu líderes de diferentes segmentos para discutir o impacto da IA na cultura organizacional, na estratégia corporativa e nos novos modelos de gestão.

Durante a apresentação, o CEO da MB Consultoria, Marx Gabriel, destacou que o desafio atual vai além da tecnologia: trata-se de uma transformação de liderança.

A inteligência artificial é uma revolução que está disponível, mas o papel da liderança é fundamental para que ela se torne parte do dia a dia das organizações”, afirmou.

Segundo ele, o uso da IA amplia a capacidade de análise, fortalece a tomada de decisões orientadas por dados e simplifica a gestão.

A IA pode apoiar líderes na análise de cenários, na discussão de estratégias e na execução de novos modelos de negócio, tornando o cotidiano mais produtivo e menos complexo”, completou.

Entre os exemplos práticos apresentados, a Samel foi citada como referência regional no uso da inteligência artificial para aprimorar processos em saúde.
O diretor comercial do Grupo Samel, Hiram Nicolau, reforçou o papel da inovação como diferencial competitivo.

Temos orgulho em dizer que uma empresa amazonense já utiliza, na prática, a inteligência artificial para melhorar o atendimento e garantir a melhor experiência ao paciente”, ressaltou.

A parceria entre a MB Consultoria e a Samel também resultou em duas novas iniciativas: o Programa de IA na Gestão, marcado para os dias 10 e 11 de dezembro, e a Missão Executiva MB China Innovation, prevista para maio de 2026.

O programa de dezembro será voltado à formação de diretores e gestores, com imersão prática sobre o uso da IA na estratégia e cultura organizacional.

Em pouco tempo, nenhuma empresa conseguirá competir sem dominar a inteligência artificial em seus processos e estratégias”, finalizou Marx Gabriel.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *