Silas Câmara –”Um Deputado Federal de várias eras”; coluna A dinâmica da Política

Do analógico que ultrapassa o virtual

Recentemente, entrevistei um especialista conceituado em Pesquisas de opinião e ele falou sobre os nomes de pré-candidatos para o cargo de deputado federal do Amazonas.

Considerei perguntar sobre a representação da bancada que tem como desafio constante a defesa do Polo Industrial de Manaus e as peculiaridades de uma região continental, comparada aos outros estados da federação.

Além disso, questionei sobre o atual cenário das campanhas políticas, de como são produzidas, inclusive com destaque para o uso das redes sociais. A resposta dele foi taxativa: “Há dois deputados federais que ultrapassam a barreira da internet, eles permanecem com os seus trabalhos e atuação parlamentar em constantes visitas às cidades e comunidades do Amazonas, isso durante todos os seus mandatos”. O que logo gerou muita curiosidade da minha parte e da minha colega de bancada.

Não me surpreendeu quem são os deputados, um deles é o deputado federal, Silas Câmara, atual presidente do partido Republicanos (Am), membro da Assembleia de Deus e está em seu sétimo mandato como Deputado Federal pelo Amazonas.

Cito o caso do parlamentar, por talvez ser um dos únicos a visitar todos os municípios do interior do Amazonas duas vezes ao ano. Em suas visitas, ele atende  reivindicações de diversos segmentos, que vão desde a agricultura familiar, setor primário, pesca e mobilidade urbana, dentre outras pautas, à realidade de quem conhece de perto esse cenário. No início deste ano, tive a oportunidade de entrevistar o deputado, que na época, estava concluindo uma de suas viagens ao interior. Ali naquele momento pude perceber o diferencial apontado pelo especialista de Pesquisas políticas. Vi um homem que respira o Amazonas. Um parlamentar que vive de forma intensa em representar o seu estado, levando para o debate nacional temas e assuntos que poucos conhecem com propriedade. O estilo de fazer política, no olho a olho, ainda funciona no Amazonas.

 

Por Jackson Nascimento, Coluna “A Dinâmica da Política”- Jovem Pan News Manaus