O acesso a absorventes menstruais ficou mais fácil e rápido para mulheres e adolescentes de baixa renda em todo o país. Agora, qualquer beneficiária inscrita no CadÚnico pode obter a autorização para retirada do produto nas UBS e, em seguida, nas farmácias credenciadas do Programa Farmácia Popular, como parte do Programa Dignidade Menstrual – Um Ciclo de Respeito.
A iniciativa do governo federal permite que profissionais de saúde nas unidades identifiquem quem tem direito ao benefício e emitam a autorização diretamente nos sistemas e-SUS ou e-Gestor APS, garantindo que o acesso ao item de higiene seja rápido, seguro e gratuito.
Desde a implementação do programa em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas já foram atendidas, e 376 milhões de absorventes foram distribuídos. Agora, com a simplificação do processo, o governo espera alcançar ainda mais beneficiárias.
A secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, explicou que a medida se soma às plataformas digitais Meu SUS Digital e ao site do programa, ampliando as opções de acesso. Ela ressaltou que cerca de 1 milhão de profissionais da Atenção Primária serão capacitados via cursos à distância (EAD) para emitir autorizações e atender às beneficiárias com respeito e cuidado individualizado.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que adolescentes entre 12 e 16 anos poderão retirar os absorventes sem a necessidade de autorização de pais ou responsáveis, garantindo autonomia e inclusão para meninas em situação de vulnerabilidade.
O programa atende mulheres e adolescentes com idade entre 10 e 49 anos, estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua, desde que estejam cadastradas no CadÚnico, tenham renda familiar de até R$ 218 mensais, possuam CPF e acesso à plataforma digital do governo Gov.Br.
Para retirar os absorventes, a beneficiária pode optar por duas formas: presencialmente, em uma UBS, solicitando a impressão da autorização; ou digitalmente, pelo aplicativo ou site Meu SUS Digital, clicando em Programa Dignidade Menstrual > Emitir Autorização. O documento tem validade de 180 dias e deve ser apresentado, junto com um documento oficial com foto e CPF, em farmácias credenciadas. Cada mulher tem direito a 40 absorventes, suficientes para dois ciclos menstruais.
Com a medida, o governo federal reforça o compromisso de garantir acesso universal e digno a produtos de higiene, promovendo saúde, bem-estar e igualdade para mulheres e adolescentes em todo o país.
Com informações da Agência Brasil.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.



