Soluções tecnológicas criadas na Amazônia e voltadas para necessidades reais da população foram apresentadas nesta terça-feira (9), durante o Demo Day “Amazônia: potência viva em Inovação”, realizado na sede da Suframa. O evento marcou a apresentação dos resultados do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), que financia projetos com recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Lei de Informática.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou o papel estratégico do programa para a política regional.
“É um programa prioritário que faz parte da agenda da Suframa, dos recursos de PD&I, coordenado pela Softex, voltado ao empreendedorismo inovador. Hoje realizamos a prestação de contas dos recursos investidos neste programa.”
Durante a abertura, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, reforçou o compromisso com a ampliação do ecossistema inovador.
“Queremos continuar desenvolvendo o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação, trazendo soluções para dentro das nossas operações.”
A procuradora federal da Suframa, Diana Azin, destacou que a inovação também tem impacto social direto.
“O empreendedorismo é uma ferramenta importante para reduzir a vulnerabilidade e enfrentar a violência contra a mulher, especialmente na região Norte.”
A coordenadora da Softex Amazônia, Emanuela Dias, apresentou os resultados consolidados do ciclo.
“Executamos mais de 41 projetos em cinco estados e 21 municípios, recebemos 211 propostas, capacitamos mais de 2,7 mil profissionais e geramos 468 postos de trabalho diretos e indiretos.”
Representando as entidades executoras, Cláudio Costa Fortier, da iRede, ressaltou a consolidação do ecossistema local.
“Chegamos com o objetivo de colaborar com todo o ecossistema e ampliar nossa participação nos projetos de inovação da região.”
Da perspectiva da indústria, Suelem Cabral, da ADATA, reforçou a importância da conexão entre empresas e projetos desenvolvidos na região.
“É importante estarmos neste espaço para fortalecer o ecossistema de inovação. Queremos seguir investindo e levando as soluções desenvolvidas para dentro da nossa operação industrial.”
Durante a programação, foram apresentados projetos de instituições como CIDE, Fundação FPF Tech, Ifam, INDT, Iream, Senac Amazonas, iRede e Venture Hub Manaus. Entre os temas abordados estão blockchain, inteligência artificial aplicada à indústria e à educação, visão computacional para rastreabilidade, internacionalização de negócios, empreendedorismo educacional, microeletrônica, desenvolvimento de software e implantação de cultura de inovação em micro e pequenas empresas.
O Demo Day consolidou mais uma etapa do PPEI e reforçou que a inovação desenvolvida na Amazônia está cada vez mais alinhada às demandas sociais, industriais e tecnológicas da região.
Com Informações da Suframa
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






