Tempestade Goretti provoca nevascas e cancela centenas de voos em países da Europa

Aeroportos na Holanda, Bélgica e França registram interrupções; estradas e trens também são afetados
Foto: REUTERS/Abdul Saboor

A Europa enfrenta uma onda de mau tempo provocada pela tempestade Goretti, que atinge a costa atlântica do continente nesta quarta-feira (6), com registro de neve e ventos fortes em diversos países. O cenário tem causado cancelamentos de voos, paralisações no transporte ferroviário e restrições no tráfego rodoviário.

Na Holanda, a nevasca levou ao cancelamento de 800 voos no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. Este é o sexto dia consecutivo de interrupções em um dos aeroportos mais movimentados da Europa. Mais de mil pessoas passaram a noite no terminal, que informou ter disponibilizado camas e oferecido café da manhã aos passageiros.

O transporte ferroviário também foi afetado. A empresa ferroviária nacional holandesa, NS, orientou os passageiros a adiar viagens que não sejam essenciais. As autoridades pediram à população que trabalhe em casa, se possível. Por volta das 5h (horário de Brasília), as estradas do país registravam mais de 700 quilômetros de congestionamentos.

De acordo com a agência de notícias holandesa ANP, já nevou por mais tempo este ano em De Bilt, onde são realizados estudos meteorológicos, do que nos quatro anos anteriores juntos.

Na Bélgica, dezenas de voos foram cancelados em Bruxelas. O processo de descongelamento das pistas e das asas das aeronaves também provocou atrasos. Há ainda registro de trens belgas parados na fronteira com a Holanda.

Situação na França

Na França, uma forte nevasca atingiu Paris durante a madrugada, levando ao cancelamento de centenas de voos nos aeroportos da capital. Os serviços de ônibus também foram suspensos nesta quarta-feira devido à neve.

O país está sob alerta laranja por causa das baixas temperaturas. A agência meteorológica Meteo France informou que as nevascas devem se estender pelo norte do país ao longo do dia. As autoridades proibiram a circulação de caminhões e ônibus escolares em cerca de um terço dos departamentos administrativos, a maioria na região norte.

A autoridade de aviação civil francesa solicitou às companhias aéreas a redução de 40% dos voos no aeroporto Roissy–Charles de Gaulle e de 25% no aeroporto de Orly.

Reino Unido

Para quinta e sexta-feira, a previsão é de que o sul do Reino Unido seja a região mais afetada da Europa. O Met Office informou que os alertas de gelo continuarão em vigor na Escócia, mas deverão ser suspensos até o fim da manhã na maior parte da Inglaterra e do País de Gales.


 

Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus